Disque-Denúncia poderá receber denúncias em inglês e espanhol

No ano passado, o Disque-Denúncia registrou, em média, 412 ligações por dia

O Disque-Denúncia (2253-1177) marcou um gol no ano passado - em 2012, foram 159 mil informações recebidas, recorde em 17 anos de funcionamento - e não quer bater na trave nas copas das Confederações, este ano, e do Mundo, em 2014. Pensando no grande volume de turistas que circularão pelo Rio, o serviço vai criar o cargo de atendente bilíngue. O plano é contratar dez profissionais: cinco habilitados a atender ligações em inglês e cinco que falem espanhol.

- São profissionais mais caros, mas precisamos estar preparados para a Copa - diz o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges.

No ano passado, o Disque-Denúncia registrou, em média, 412 ligações por dia. O índice superou anos anteriores, onde casos emblemáticos provocaram o aumento de registros. O recorde de ligações num só dia ocorreu em 26 de novembro de 2010, com 1.136 registros, em meio à ocupação policial no Complexo do Alemão.

A quebra do recorde em 2012, num ano sem casos simbólicos como a retomada de um território antes dominado pelo crime, pode ser explicada pela ampliação nas áreas de atuação do serviço.

- As demandas de direitos humanos, violência doméstica e meio ambiente crescem, principalmente em áreas com UPP. O recorde de denúncias é uma conquista consolidada. A confiança da população é cada vez maior no serviço - explica Zeca.

Os ?gols? do Disque-Denúncia em 2012

Tecnologia - Em 2012, o serviço passou a enviar as denúncias diretamente pela internet ao Bope e à Polícia Civil. Numa dessas informações, o Bope conseguiu prender Luiz Fernando Nascimento Ferreira, o Nando Bacalhau, em outubro (foto). Tido como um dos principais chefões do tráfico, ele foi capturado ao lado de Saulo Cristiano de Oliveira Dias, o seu braço-direito, em Guarulhos, São Paulo. Foi a primeira prisão fora do estado feita pelo Bope.

Meio ambiente - O serviço intensificou a sua atuação em casos de denúncias de desrespeito ao meio ambiente. Entre os exemplos, as 205 apreensões pássaros silvestres e as 157 de balões graças às informações recebidas.

Violência doméstica - Os registros de violência doméstica contribuíram para a quebra do recorde. No ano passado, foram 2.343 casos de violência contra a mulher denunciados. Em 2011, foram 1.671 registros.

Redes sociais - Em 2012, o serviço atingiu a marca de 144 mil seguidores no Twitter.

Desaparecidos - Em março, o Disque-Denúncia criou um site para divulgar casos de pessoas desaparecidas. Hoje, o serviço tem uma parceria com o Ministério Público estadual que permite o cruzamento de dados para identificar as vítimas.

Fonte: Extra