DPE-PI realiza Força Tarefa na Penitenciária Feminina de Teresina

O objetivo é proporcionar atendimento individual sobre a situação

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí,  Francisca Hidelth Evangelista Nunes, esteve presente na manhã desta segunda-feira, dia 07, na solenidade de abertura da Força Tarefa que irá analisar os processos judiciais de internas da Penitenciária Feminina de Teresina. O evento contou com a presença do subdefensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, que Coordena o trabalho, do Secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, de Socorro Godinho, Diretora da Penitenciária Feminina de Teresina, entre outras autoridades.

O objetivo da Força Tarefa, que é fruto de uma parceria entre a Defensoria Pública do Piauí e a Secretaria de Justiça do Estado (SEJUS), é proporcionar individualmente às detentas um atendimento sobre a situação de cada processo, orientando e realizando encaminhamentos.

Para a Defensora Pública Geral, Hildeth Evangelista, a Força Tarefa é mais uma forma que a Defensoria Pública do Piauí tem para proporcionar o exercício do direito de cada uma das detentas.

“A Força Tarefa que realizamos hoje é um direito adquirido por todas elas enquanto cidadãs, mas principalmente é uma missão nossa enquanto Instituição provedora de Direitos. É uma forma de manter as detentas atualizadas dos seus processos judiciais buscando uma maior celeridade no andamento dos mesmos, pautada em uma maior humanização nos atendimentos prestados pelos Defensores Públicos”, afirmou.

O subdefensor Público  Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, esclarece a importância da Defensoria Pública se fazer presente e estar realizando atendimentos individuais in loco na Penitenciária Feminina de Teresina. “Essa forma de atuação do projeto Força Tarefa é de suma importância, pois atendemos globalmente o presídio na medida em que recebemos todas as mulheres que estão privadas de liberdade e desejam ter um atendimento feito pela Defensoria Pública do Piauí”, explica.

Para o Secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, a parceria celebrada entre a DPE-PI e a SEJUS é vista com grande satisfação por parte da Secretária e trará entre tantos benefícios, a agilidade na análise e julgamento dos processos. “É um prazer estar na Penitenciária Feminina celebrando essa parceria com a Defensoria Pública do Piauí. Agradeço toda a atenção dada pela Defensora Geral, Dra. Hildeth Evangelista, ao sistema prisional do Piauí e acredito que a partir desta Força Tarefa será possível garantir e resguardar os direitos básicos dessas mulheres proporcionando cidadania e uma atenção maior aos seus processos que estão no Poder Judiciário”, finalizou Daniel Oliveira.

Estiveram presentes ainda os Defensores Públicos,  Sílvio César Queiroz Costa, Diretor Criminal da Defensoria Pública, João Batista Viana do Lago Neto, Titular da 6ª Defensoria Pública Criminal e Presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos (APIDEP), Haradja Michelliny de Figueiredo Freitas Freitag, Titular da 3ª Defensoria Pública Criminal, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Titular da 4ª Defensoria Pública Criminal, o Coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, Igo Castelo Branco Sampaio e a Defensora Pública Titular da Coordenação de Atendimento ao Preso Provisório,  Klésia Paiva Melo.

 

Fonte: Com informações do Portal do Governo