Eleição:Partidos não investem e participação feminina segue baixa

Participação feminina na política não atinge percentuais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As mulheres representam 50,64% (aproximadamente 104.355.330) da população brasileira. Além disso, nas eleições municipais deste ano elas são responsáveis por 52,2% do eleitorado. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 75.226.056 mulheres estão aptas a votar neste domingo (2).

No entanto, a participação feminina na política não atinge os mesmos percentuais. De acordo com o TSE, as mulheres representam 31,60% do total de candidatos nas eleições municipais deste ano. Apesar de ter atingido o patamar mínimo de 30% estabelecido pela Lei das Eleições, o índice é menor que o registrado em 2012, quando 32,79% dos candidatos eram mulheres.

Para a professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Ciência Política Luciana de Oliveira Ramos os partidos mostram se “contentar com pouco” ao cumprir apenas a cota determinada pela lei. “Há uma enorme barreira de entrada dentro dos partidos políticos por conta do poder das lideranças partidárias, que são majoritariamente masculinas, com isso você limita o acesso ou a participação de candidaturas que poderiam ser inovadoras”, afirmou.

Luciana defende que é necessário uma "oxigenação da politica", com candidatos e candidatas de diferentes perfis. No entanto, afirma que as coligações tendem a seguir os "mesmos padrões da política, desde o século passado, e isso acaba prejudicando a inserção de novas possibilidades".

A presidente do Instituto Paulista de Direito Eleitoral, Karina Kufa, também acredita que a falta de respaldo das coligações e a "fragilidade" da lei de cotas são uns dos principais fatores que contribuem para a baixa participação feminina. "Muitas das candidatas são 'laranjas' ou não recebem tempo de TV por parte do partido, nem o fundo partidário e nem tem uma grande doação de pessoas físicas. E para fazer uma campanha você precisa de visibilidade e de dinheiro", explicou.

Karina aponta ainda uma questão cultural do País que acaba interferindo nesse quadro. "A gente observa que o homem para obter destaque na politica, basta ser homem. A mulher não, ela tem que ser extremamente qualificada para lutar de igual para igual." A presidente do Instituto Paulista de Direito Eleitoral defende também que é necessário uma maior qualificação da mulher na política, desde as regras eleitorais até o marketing político, para ela se empoderar e conquistar espaço.

Representação

De acordo com Luciana, a baixa representatividade das mulheres é um problema, principalmente, em relação as decisões de políticas públicas e na elaboração de leis. Já que uma casa legislativa pouco diversificada acaba dando pouca importância para pautas que têm mais relação com os direitos das mulheres, por exemplo, o aborto. "Se tivéssemos mais representantes mulheres, poderíamos incorporar mais no debate público perspectivas distintas, em geral as decisões seriam mais bem tomadas."

Para a socióloga Vanda Nunes Santana, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, a falta de representação política dificulta a democracia. "É uma questão de justiça também. Como a gente pode falar de equilíbrio, se preconceitos e valores de gêneros continuam existindo mesmo dentro dos partidos?", questionou Vanda.

Incentivos

As especialistas apontam que é necessário mudanças nas leis de cotas e das eleições para que haja uma efetiva participação das mulheres tanto nas campanhas quanto na ocupação dos cargos pleiteados. 

"Ninguém vai apoiar a participação da mulher na politica porque é uma causa nobre, reconhecida em diversos países, ninguém vai por essse ponto. Se não tiver uma lei impondo a obrigatoriedade de atender uma fórmula de cota para atender as mulheres e que seja difícil de fraudar a gente não vai ter participação da mulher", afirmou a presidente do Instituto Paulista de Direito Eleitoral.

Uma das proposições em análise no Congresso Nacional é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98/2015, aprovada há cerca de um ano pelo Senado. O texto, em tramitação na Câmara (PEC 134/2015 naquela Casa), assegura a cada gênero – masculino e feminino – percentuais mínimos de representação nas três próximas legislaturas: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES