SEÇÕES

Escola acaba com a distinção por gênero em seu uniforme

“Os alunos vão usar o que eles quiserem”, disse o diretor

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos mais tradicionais colégios públicos do Rio de Janeiro, o Pedro II extinguiu a distinção do seu uniforme por gênero. No lugar de especificar quais peças deveriam compor o vestuário dos meninos e das meninas, a norma agora estabelece somente o uso de “uniforme”, deixando para os alunos a decisão de quais peças usar. A resolução passou a valer desde o dia 14 de setembro.

O reitor da escola, Oscar Halac, deixou claro que, a partir de agora, é o critério de identidade de gênero de cada um que irá pautar, em escolha individual e autônoma, o que o aluno deve vestir. Sua maior preocupação é não fomentar a exclusão e o sofrimento daqueles dos que se colocam com uma identidade diferente daquela imposta pela sociedade, localizando assim a escola em seu tempo e contexto histórico atual.

O Pedro II já havia sido cenário de um protesto por parte dos alunos em apoio a um aluno transexual. Depois do aluno ser repreendido pela direção por trocar o uniforme masculino pelo feminino, seus colegas foram de saia para a escola em apoio à amiga trans.

Tratar o assunto da diversidade, seja ela sexual, racial ou cultural, é fundamental em um colégio, principalmente porque a rejeição e o preconceito trazem muita dor às crianças e adolescentes”, afirmou o reitor, confirmando o Pedro II como um dos melhores colégios do país, não só no ensino como nos costumes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos