Estado do Piauí atingiu 80% do público vacinal contra gripe

Campanha Nacional de Vacinação foi encerrada na sexta-feira (09).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerrou na última sexta-feira e no Piauí aproximadamente 555 mil pessoas se vacinaram, atingindo 80% do público vacinal. O Estado Recebeu do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina para cobertura estadual, nas quais já foram repassadas integralmente aos municípios. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Secretaria de Estado da Saúde havia solicitado ao Ministério da Saúde mais doses da vacina contra a gripe, para que pudesse ampliar a imunização para toda a população durante a campanha, além dos grupos prioritários, porém não houve resposta afirmativa.  Com 80% de cobertura vacinal, o Piauí tem quantitativo insuficiente de doses para atender toda a população.

Entretanto, os municípios que ainda tiverem doses de vacina contra influenza em seu estoque, poderão imunizar a população fora dos grupos prioritários. “Temos hoje a finalização da vacinação para o público alvo, e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí está orientando os municípios que a partir de segunda-feira (12), as secretarias de saúde municipais poderão, dentro dos seus limites de estoque, vacinar a qualquer cidadão, mesmo não sendo do público alvo”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

“Vale ressaltar que a quantidade em estoque é insuficiente para atender toda a população, tendo em vista que a responsabilidade de fornecimento de doses da vacina é do Ministério da Saúde e nossa solicitação não foi atendida, e ele não enviará mais doses de vacina contra influenza”, completa Florentino Neto.

A campanha foi dirigida aos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.

Dentro dos grupos do público vacinal previsto para o Piauí, foram vacinados contra a Influenza: 72,65 % das crianças, 94,28 % dos trabalhadores de saúde, 68,2 % das gestantes, 75,57% das puérperas, 83,36% dos idosos e 68,54 % dos professores.

“Houve realmente uma diminuição da procura desse público alvo pela vacina, porém o Estado entregou todas as doses para os municípios no período determinado pelo Ministério da Saúde, além da mobilização da população para que procurasse as Unidades de Saúde e fosse atingida a meta de imunização da Campanha”, disse Lourdes Viana, supervisora da Rede de Frios do Estado.

Mesmo com o encerramento da Campanha, a Secretaria de Saúde alerta sobre alguns cuidados que a população deve tomar, como o cuidado e limpeza com as mãos que deve ser feita várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca sempre ao tossir e espirrar, evitar levar a mão ao rosto, para diminuir o contato com as gotículas de saliva, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, bem como passar muito tempo em locais com grandes aglomerados de pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES