Excesso de álcool no Carnaval pode detonar o corpo sarado

Nutricionista dá dicas para aproveitar os quatro dias de folia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você se preparou meses com dieta e exercícios físicos para desfilar o corpo sarado no Carnaval? Pois saiba que, mesmo em pequena quantidade, o álcool pode detonar os bons resultados obtidos. O nutricionista Clayton Camargos explica que isso acontece porque a bebida pode atuar diretamente no ganho ou até na perda de peso.

— 1 grama de álcool equivale a 7 kcal. Essa quantidade é maior que a de 1 grama de carboidrato e proteína que têm 4kcal cada uma. A bebida alcóolica tem calorias vazias, que não dão nenhum aporte de nutrientes e minerais. Além disso, durante a ingestão de álcool, é comum consumir petiscos calóricos e gordurosos, como azeitonas, queijos e frituras. É preciso tomar cuidado com esse pacote.

A recomendação do especialista é se divertir com responsabilidade e moderação.

— Alternativa ao álcool não existe ainda. Além dos riscos de dirigir depois de beber, a pessoa também tem mais sonolência, moleza, diminuição de reflexos, náuseas, vômito, desidratação e, em casos mais graves, entrar em coma alcoólico. O álcool faz parte da folia, mas é preciso entender que ele deve ser consumido com moderação e bom senso, para ter apenas alegria no Carnaval, sem prejuízos ao organismo.

Confira mais dicas do especialista:

Respeitar seus limites: Se a pessoa comeu muita comida pesada, vai ficar sonolenta e deixar de aproveitar a festa, explica Camargos.

— Quer tomar caipirinha e comer feijoada, tudo bem, desde que com moderação. Se não, vai prejudicar o desempenho durante a folia. Tem que buscar o equilíbrio: já que vai beber, se alimente direito. E nunca deixe de comer para compensar as calorias do álcool.

Quanto à atividade física durante a folia, Camargos diz que não é preciso se preocupar porque o corpo já vai se movimentar bastante.

— Se quiser, pode fazer [atividade física], mas dentro do que já pratica normalmente. Se tiver bebido, não, porque sobrecarrega ainda mais o corpo, que precisa repousar. Caso não se sinta bem, pare e descanse. Se respeitar os limites do próprio corpo, dá para aproveitar os quatro dias.

Evitar bebidas com muito açúcar e energéticos: O ideal é fugir de bebidas como cervejas, chopes e vinhos tintos, assim como energéticos, que inibem ainda mais o hormônio antidiurético e causam desidratação. As bebidas energéticas também aumentam a euforia e potencializam a ação do álcool e seus efeitos adversos.

Manter-se hidratado: A água é fundamental para hidratar o corpo, propicia um melhor transporte dos nutrientes para as células e contribui para a eliminação das toxinas. Se ingerida cerca de 30 minutos antes das refeições, a água também diminui a sensação de fome. Também é recomendada a ingestão frutas como laranja, melancia, melão e abacaxi, assim como os sucos naturais.

Usar e abusar das opções detox: Grande quantidade de líquidos e toxinas pode se acumular no nosso organismo e nos deixar inchados. Segundo o nutricionista, vale a pena investir nos sucos e chás detox que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante. Aliados à alimentação rica em nutrientes, eles são eficazes em promover limpeza no organismo, eliminando a retenção de líquido.

Também é essencial incluir na dieta frutas cítricas e vermelhas, que têm ação anti-inflamatória, protegem o fígado e promovem ação antioxidante, bem como vegetais e leguminosos, como couve-flor, brócolis, couve e rabanete que possuem ação antitumoral [impede o desenvolvimento de tumores] e aceleram a eliminação de toxinas, afirma Camargos.

Evitar o glúten e investir nos alimentos integrais: Outra dica para manter a dieta balanceada é evitar alimentos que contenham glúten [proteína presente em alimentos como trigo e cevada], e substituir os alimentos tradicionais pelos integrais, que ajudam no bom funcionamento do intestino, aceleram o metabolismo e baixam o índice glicêmico — o que evita a produção excessiva de insulina.

Se alimentar de três em três horas: Segundo nutricionista, quando fazemos mais refeições ao longo do dia, comemos menores quantidades e mantemos nosso organismo sempre ativo.

Bebeu muito? Chocolate ajuda a combater a ressaca



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES