Exposições homenageiam povos indígenas no Museu do Piauí

Programação segue até a próxima quinta-feira (20)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os costumes, a cultura e a beleza dos povos indígenas, retratadas em fotografias e artes plásticas, compõem duas exposições abertas na noite dessa terça-feira (18), no Museu do Piauí (MUP) – Casa de Odilon Nunes, no início da programação da 15ª Semana dos Povos Indígenas, que segue até esta quinta-feira (20).

As exposições poderão ser visitadas até a primeira quinzena de maio. Em meio às fotografias, o dia a dia dos índios Guajajaras, do Maranhão, na exposição “Obduco”, de Júnior Reis. Nas artes plásticas mostradas na exposição coletiva “Etnia e resistência contemporânea”, estão presentes obras de Gabriel Archanjo, Aretusa Bispo, Dora Parentes, Hudson Melo, dentre outros.

Entre as telas expostas, duas são assinadas pela artista plástica Aliã Wamiri. Ela conta que seus pais são da tribo Guajajara, do Maranhão, mas que ela vive no Piauí há cerca de 30 anos. “Por meio do artesanato e da pintura, ressaltamos a cultura indígena. Além de comemorarmos o Dia do Índio, esta é uma data para reivindicarmos mais direitos. Podemos conseguir grandes mudanças com a nossa fala”, diz Aliã.

A abertura da semana contou com a participação do governador Wellington Dias, que destacou a importância de políticas públicas para as comunidades indígenas. “Temos uma dívida com a população indígena e vamos avançar na garantia de mais direitos”, acrescenta o gestor.

Também participaram do evento outras autoridades e vários representantes de comunidades indígenas do Piauí. Francisca Kariri, da comunidade de Queimada Nova, agradeceu a homenagem. “Parabéns a todos que fizeram esta noite acontecer”.

A coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, fala da importância do evento para a valorização dos povos indígenas. “Realizamos a semana todos os anos e acreditamos muito na importância deste evento para o nosso estado. Hoje temos um museu revitalizado e estamos conseguindo mostrar nosso acervo da forma que sonhávamos. Queremos agradecer todos os parceiros que estão participando da 15ª edição”, destaca Dora.

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, foi representado na solenidade pelo diretor administrativo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Alain Sansão. 

Programação

Nesta quarta-feira (19), o museu realiza mesas-redondas, além de oficinas. Na quinta-feira (20), há Cine Museu e visita mediada a partir das 9h. A programação se repete à tarde, a partir das 14h. 

A 15ª Semana dos Povos Indígenas é uma realização do Museu com Piauí (MUP), com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Governo, Saúde e Cultura; Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação Nacional do Índio (Funai).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES