Falsos agentes de saúde aplicam golpes contra idosos

Falsos agentes de saúde aplicam golpes contra idosos

Autoridades chamam atenção das pessoas para que não caiam nos golpes.

Um novo golpe preocupa autoridades da capital Teresina. Falsos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) chegam às residências, se apropriam irregularmente dos dados pessoais e bancários das vítimas e, a partir de informações repassadas pelas possíveis vítimas, realizam empréstimos consignados, além de fazerem saques em contas bancárias.

Para o delegado Armandinho, da Polícia Civil, esse tipo de fraude é uma audácia muito grande. ?Não resta dúvidas de que se trata de uma audácia muito grande. Nós já temos conhecimento de alguns casos que chegaram à delegacia que elementos tentam obter informações de idosos para, junto a instituições bancárias, aplicarem algum tipo de golpe?. Os casos registrados, segundo o delegado, são recentes e já estão sendo investigados.

"A gente aproveita a oportunidade para alertar os idosos que não existe essa forma de contato por órgão de saúde para esse tipo de cadastramento. Se, por ventura, chegar algum indivíduo com esse tipo de proposta pergunte pela identificação. Se tiver alguma suspeita, entrar em contato com a polícia para que a gente chegue a esses elementos", disse Armandinho.

Temendo represálias, uma idosa que não quis ser identificada, descreve como sofreu o golpe. ?Ele disse que era do Ministério da Saúde e que estava cadastrando todo o pessoal que tomava remédio (controlado) e, para quem já estava aposentado, esses remédios seriam doados pelo governo federal?.

Após a descrição inicial a idosa disse à Rede Meio Norte que foi informada que o cadastro serviria também para a obtenção da casa própria ou apartamento com baixos valores. ?Eu comecei a desconfiar; porque razão ele queria saber qual era o meu salário?

A vítima continua descrevendo a tentativa de fraude. Nesta etapa, foram pedidos os documentos pessoais e bancários. ?Ele pediu a minha identidade, o extrato bancário, as letras(código) e as senhas de acesso minha conta. Foi aí que me dei conta de que estava diante de uma pessoa que não era digna.?

Fonte: Denison Duarte