FEDERAL PRENDE 20 ACUSADOS DE TRÁFICO E ROUBO

Civil E Federal prendem 20 por roubo e trafico

POLÍCIAS CIVIL E FEDERAL PRENDE 20 ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS E ROUBO DE CARGAS EM PICOS E FLORIANO

Em duas operações simultâneas, as Polícias Civil e Federal do Piauí prenderam 20 pessoas acusadas de tráfico de drogas, posse de armas, roubo de cargas nas cidades de Picos (306 km de Teresina) e Floriano (244 km de capital). A operação mobilizou cerca de 100 agentes e delegados das Polícias Civil e Federal.

O delegado de Entorpecentes, João José Pereira, o J.J., informou que o prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Francisco de Assis Rocha Cipriano (PSB) e seu filho Danúbio Cipriano, foram presos durante a Operação Monte Erimanto da Polícia Civil em Picos.

Ele afirmou que Francisco de Assis Rocha Cipriano foi libertado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e pagamento de fiança de R$ 1,2 mil por posse ilegal de armas. Segundo, J.J., Danúbio Cipriano foi libertado apenas por reação à execução de mandado de busca e apreensão. Na casa do prefeito Francisco de Assis Cipriano foram encontrados quatros revólveres calibre 38.

A maioria dos presos é de comerciantes, donos de vans de transporte de passageiros para municípios do interior e parentes de políticos.

Muitos dos presos foram libertados após depoimento e 11 deles foram transferidos para Teresina pelas Polícias Civis e Federal.

Foram presos em Floriano os comerciantes José Gilson da Silva, o Gaginho, Paulo Afonso Félix da Silva, o Paulinho; e em Picos foram presos Valdeison Raimundo Oliveira, Gandim, Rutarso Leite de Lima Filho, que é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, José Fontes Camilo, Francisco Sales Sousa, Danúbio de Jesus Sousa Cipriano, Samuel Marques, Francisco de Assis Rocha Cipriano, João Carlos Pinheiro, Francisco André Santos de Sousa, Luan Lima Nunes, que é primo do presidente da Câmara dos Vereadores de Picos, e Arsênio Antônio Pinheiro, dono da Pousada Guaribas, acusado de usar o estabelecimento para prostituição e tráfico de drogas.

O delegado Edivan Botelho, da Comissão Investigadora do Crime Organizado da Polícia Civil, informou que foram aprendidos 17 revólveres, pistola, caixas de cigarros, veículos, motocicicleta, crack e cocaína.

O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra Júnior, informou os traficantes presos na manhã desta quinta-feira em Picos, no sul do Piauí, tinham ganhos com a vinculação entre tráfico de entorpecentes e roubo de cargas, crimes praticados nas rodovias estaduais e federais com armas de fogo, em torno de R$ 150 mil por ação.

Segundo ele, esse dinheiro era destinado ao financiamento do tráfico de drogas.

James Guerra Júnior declarou que com o grande poderio do grupo, o líder da organização chegou a "encomendar" a morte de um desafeto.

Fonte: Efrem Ribeiro