Fisioterapeuta do HU-UFPI atua nas Olimpíadas Rio 2016

Ele e mais seis fisioterapeutas piauienses estão dando apoio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Chefe da Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Dr. Kelson Gomes, está integrando a equipe de fisioterapeutas dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, onde atua na reabilitação dos atletas que apresentam lesões que possam dificultar a conquista de bons resultados durante as competições.

Em abril, participou do Evento Teste de Ginástica Olímpica no Parque Olímpico da Barra, representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14). Ele e mais seis fisioterapeutas piauienses estão dando apoio aos atletas nas Olimpíadas.

"O Presidente do CREFITO-14, Dr. Marcelino Martins, me convidou para coordenar o Curso de Padronização e Capacitação de Fisioterapeutas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e estamos auxiliando os atletas no decorrer dos jogos olímpicos", afirma Kelson Gomes.

O fisioterapeuta ressalta que as práticas esportivas exigem dos atletas de alto rendimento uma sobrecarga de treinamento sobre o corpo e, para reduzir as lesões, são necessários programas para melhorar o condicionamento físico e prevenir lesões, daí a importância do trabalho do fisioterapeuta.

"A rotina de exercícios e os treinos diários expõem o atleta a sobrecargas posturais, movimentos repetitivos e a consequente aplicação de forças excessivas. É nesse contexto que o fisioterapeuta é necessário, atuando na recuperação e na prevenção dos possíveis e comuns acidentes ligados à prática esportiva", explica.

Kelson Gomes destaca, ainda, que participar da equipe de fisioterapeutas das Olimpíadas permite ampliar seus conhecimentos, aprimorar sua visão acerca da atuação profissional, o que é um significativo ganho. 

“Atuando em um hospital escola, essa é uma oportunidade para partilhar com colegas e com profissionais em formação essa rica experiência e todo o aprendizado que dela emana”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES