Forças armadas já estão na Rocinha após tiroteio

As tropas vão patrulhar o entorno da comunidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As Forças Armadas começaram a chegar na favela da Rocinha, na zona sul do Rio, por volta das 15h30 desta sexta (22). As tropas vão patrulhar o entorno da comunidade para liberar homens da Polícia Militar em operação na região.

Após uma manhã de intensos tiroteios, o governo federal destacou durante a tarde 950 soldados das Forças Armadas para atuar na Rocinha, a pedido do governo do Rio.

Apesar do clima tenso com a chegada dos militares, não houve registros de tiroteios na parte baixa da favela durante sua chegada. Os homens estão se posicionando nos acessos à Rocinha.

Dentro da comunidade, equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) realizam incursões na comunidade em busca de bandidos que participaram da guerra entre facções no último domingo (17).

No quinto dia de operação policial, o Bope entrou na comunidade às 5h e houve trocas de tiros com traficantes. Por volta das 8h, um grupo de menores ateou fogo em um ônibus na Avenida Niemeyer, em São Conrado.

AULAS

O acirramento da tensão na Rocinha fez colégios particulares do Rio cancelaram aulas e atividades extracurriculares nesta sexta-feira (22).

A Escola Americana enviou comunicado ainda nesta quinta (21) aos pais informando que o campus da Gávea, vizinho à Rocinha, seria fechado nesta sexta. De acordo com o comunicado, a instituição afirma que tem feito o melhor que pode para manter a escola aberta para evitar transtornos ao aprendizado, mas que decidiu não abrir para garantir a proteção dos alunos.

Já o Colégio Teresiano, também em região próxima à Rocinha, cancelou as atividades ao ar livre por entender que não havia segurança fora da sala de aula. No comunicado enviado aos pais, a diretora-geral da escola, Glória Nascimento, diz que "os recentes acontecimentos em nossa cidade nos fazem tomar medidas prevendo a segurança de alunos, professores e funcionários".

A Escola Parque, por sua vez, decidiu suspender as aulas, segundo comunicado, após contato com a Polícia Militar.

Após o registro de conflito no Morro Dona Marta, em Botafogo, a Escola Britânica do Rio de Janeiro enviou comunicado aos pais afirmando que as aulas prosseguiriam normalmente nesta sexta, mas que, por cautela, as crianças não poderiam circular nas áreas externas. A escola, contudo, resolveu cancelar as atividades extracurriculares que normalmente ocorrem à tarde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES