“Fui criado com ele”, diz pai sobre PM que matou filho adolescente

Motorista diz que conhece suspeito de atirar em seu filho desde a infância. Jovem de 15 anos foi morto em susposta tentativa de roubo na segunda (8)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pai do adolescente morto por um policial militar em Ribeirão Preto (SP) disse na manhã desta quarta-feira (10) que conhece desde a infância o suspeito de ter atirado em seu filho. O jovem de 15 anos, morreu após ser baleado pelo soldado durante uma suposta tentativa de roubo na noite de segunda-feira (8).

?Fui criado junto com ele, conheço a família dele, pai, mãe, todo mundo. No domingo retrasado, eu estava no posto abastecendo a moto com meu moleque, ele chegou e disse ?Nossa lemão, como seu filho cresceu?. Eu não sei por que ele fez isso. Acho que ele não reconheceu que era meu filho?, disse o motorista Luciano Ângelo de Lima.

Em depoimento à polícia, Lima também afirmou que as testemunhas do crime estão sendo ameaçadas. Segundo ele, um frentista que deveria depor na manhã de quarta-feira, não compareceu à delegacia. ?Nós fomos buscar ele e a vizinha disse que ele foi embora porque está com medo.?

Adolescente de 15 anos foi baleado por um policial militar em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução

Testemunha

Ainda na manhã de quarta-feira, o adolescente que estava com a vítima no momento do crime confirmou à polícia que os dois seguiam até um posto de combustível para encher os pneus das bicicletas. Em depoimento, ele negou que o amigo tenha tentado assaltar o policial, como consta no boletim de ocorrência.

O jovem contou que a vítima teria chutado um cone próximo a uma obra na Avenida Patriarca, quando foi agredida pelo PM que mora há 100 metros do local. ?O cara veio e tentou fechar ele, mas só que não conseguiu porque o Luciano desviou. Aí ele acertou um chute no Luciano e xingou ele. Aí o Luciano virou para trás e xingou o cara e ele atirou?, relembra o adolescente. ?Agora, eu estou com medo. Tenho medo de ele vir atrás de mim."

Polícia

Em nota, a Polícia Militar informou que o soldado suspeito de atirar no adolescente foi afastado e passa por avaliação psicológica. Ainda segundo a PM, não foi aberta sindicância porque o caso está sendo considerado crime comum, cuja investigação é realizada pela Polícia Civil.

O delegado Samuel Zanferdini afirmou que o policial não foi preso porque não houve flagrante. "A arma dele foi apreendida e encaminhada para perícia, bem como a arma que foi encontrada no local que, segundo consta, seria desse adolescente", disse.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribeirão Preto (SP) informou que acompanhará a investigação sobre o caso.

O caso

Luciano Ângelo de Lima Filho foi baleado por um policial militar próximo a um posto de combustível na Avenida Patriarca, na Zona Oeste da cidade. Segundo informação da Polícia Civil, apesar de ter utilizado o revólver da PM, o soldado não estava em horário de serviço.

O menor chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) da Vila Virgínia, mas não resistiu aos ferimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES