Golpistas roubam dados via Twitter

O objetivo dos criminosos é roubar login e senha dos usuários desse site

O serviço de microblog Twitter passou a ser usado por golpistas de olho nas informações pessoais dos internautas. O objetivo dos criminosos é roubar login e senha dos usuários desse site, para sugerir aos seguidores desses perfis legítimos a visita a sites de conteúdo adulto.

A informação foi divulgada pelo ?New York Times?, com base em informações de Rik Ferguson, especialista da empresa de segurança Trend Micro. Segundo ele, os golpistas parecem ter dado início a um golpe conhecido como phishing scam na última quinta-feira (21). Ferguson acredita que essa fraude já tenha feito diversas vítimas.

À publicação norte-americana, o especialista afirmou que os criminosos criaram diversas contas falsas no site, com a qual passaram a seguir muitos internautas. Os curiosos que visitavam esses perfis e clicavam no link sugerido eram redirecionados para um site fraudulento, que imitava o Twitter, onde era solicitada a digitação do login e senha. A página falsa levava o nome de Tvviter, substituindo o ?w? por dois ?v?.

Quando as vítimas digitavam suas informações pessoais, os golpistas conseguiam acessar os perfis verdadeiros e sugerir neles links de páginas com conteúdo pornográfico. Ferguson suspeita que os responsáveis pelo golpe estivessem recebendo dinheiros desses sites pornôs de acordo com a quantidade de visitas recebidas. Além disso, os invasores ofereciam links para um ?blog engraçado?, que também solicitava dados pessoais dos usuários do Twitter.

Segundo o ?NYT?, o microblog já tirou do ar todas essas mensagens e também anulou as senhas das possíveis vítimas do golpe, para que elas tivessem de criar outras combinações.

Fonte: g1, www.g1.com.br