Governador garante que Nordeste é alternativa econômica para o país

O governador Wellington Dias destacou a importância e o potencial da região para o país.

O governador Wellington Dias participou nesta quarta-feira, 15, de um encontro promovido pelos governadores do Nordeste com a bancada federal da região. O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza; senadores e deputados.

Durante o encontro, que teve o objetivo de afinar as agendas entre os executivos estaduais e o legislativo federal, o governador Wellington Dias destacou a importância e o potencial da região para o país.

"O Nordeste é a alternativa econômica para o país. Nos últimos 14 anos, se retirarmos a riqueza gerada no Nordeste,o país teria um desempenho negativo. Gás, petróleo, turismo e serviços foram algumas das áreas que apresentaram crescimento. O Nordeste não pode abrir mão de um conjunto de investimentos em andamento e projetados. Isso é fundamental, pois é a região que mais precisa e a que mais pode ajudar o Brasil”, enfatizou Wellington Dias.

Segundo o governador, é importante garantir a aprovação de matérias importantes para a região e ficar alerta para medidas que possam trazer prejuízo aos estados nordestinos. Ainda no âmbito do legislativo federal, o governador piauiense sugeriu, e foi aprovada, a criação de uma assessoria parlamentar conjunta dos estados nordestinos para acompanhar  os projetos em tramitação nas duas casas legislativas e defendeu também uma agenda permanente dos governadores com a presidente Dilma Rousseff.

A senadora Regina Souza (PT-PI) elogiou o discurso de Wellington e afirmou que “os governadores estão muito afinados e o que se espera é que a bancada do Nordeste vote unida pelos projetos em prol da região e que a disputa política fique para outro momento”.

Quem também avaliou a importância do encontro foi o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), que elogiou a iniciativa dos governadores e da liderança da bancada em promover a agenda.

“Essa iniciativa é no sentido de mostrar a força dos governadores. Ninguém tem mais autoridade sobre uma bancada que os governadores. No momento em que as bandeiras são unificadas até a nossa luta, aqui no Congresso Nacional, é facilitada”, afirmou o parlamentar.

Já o Líder da Bancada do Nordeste no Congresso Nacional, deputado Júlio César (PSD-PI) classificou como histórico o encontro e destacou que “reunir os nove governadores para tratar dos desequilíbrios existentes no crédito, na carga tributária, entre outros assuntos é muito significativo. É preciso estudar uma maneira do Brasil se preocupar mais com o Nordeste e fazer com que a economia da região cresça, e que, com isso, possamos diminuir a distância entre ricos e pobres”, afirmou o coordenador Júlio César.

 

Fonte: GOVERNO DO ESTADO