Governo do Piauí pretende entregar mais de 2 mil moradias este ano

A entrega se dará através do programa Minha Casa Minha Vida

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de famílias alimentam o sonho da casa própria em todo o país. No Piauí, por meio da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), o Governo do Estado viabiliza a realização dessa conquista para centenas de piauienses que desejam ter um lar para chamar de seu. 

A expectativa é de que neste ano sejam entregues duas mil moradias, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida Sub-50, e 500 apartamentos, via Habitar Servidor, que oferta linhas de crédito aos servidores públicos estaduais ativos, inativos e pensionistas; militares e bombeiros militares ativos, da reserva, reformados e seus pensionistas. Em janeiro, foram 36 famílias beneficiadas no conjunto Nova Teresina e mais 35 na cidade de Oeiras.

Uma das novidades do Habitar Servidor  é a linha de crédito especial para os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A Agência de Desenvolvimento Habitacional, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (Sinte-PI) e construtoras, disponibiliza imóveis em quatro regiões de Teresina e também em Timon.

O Habitar Servidor/Educação oferece aos servidores a facilidade de poder parcelar a entrada em até 12 vezes de forma consignada, com desconto direto no contracheque. O contratante só começará a pagar as parcelas das prestações após o término do pagamento das parcelas de entrada.

"Os imóveis serão adquiridos de acordo com as condições financeiras de cada servidor. A opção pelo empréstimo consignado já foi testada com sucesso no Feirão do Imóvel do Servidor e beneficia os trabalhadores que  não dispõem do dinheiro para a entrada”, explica a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso.

Os interessados deverão apresentar os originais e cópias de RG; CPF; comprovante de endereço; comprovante de renda da familiar (daqueles que trabalham); certidão de casamento ou averbação de separação, se for o caso; certidão de nascimento de filhos menores (se tiver) e contracheque. Viúvos deverão apresentar certidão de óbito do (a) parceiro (a).

Feirão de Imóveis do Servidor

Projeto fundamental para a política habitacional do Estado é o Feirão de Imóveis do Servidor, que será expandido para os municípios de Picos, Floriano e outras cidades polo do Sul do Piauí. A iniciativa, lançada em 2016, gerou negócios de R$ 25 milhões na venda de casas e apartamentos prontos apenas nos dois primeiros meses de atuação.

O feirão é destinado a funcionários públicos efetivos do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, ativos e inativos. O evento é uma parceria do Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Teresina (Sinduscon), Caixa Econômica Federal e Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev).

O sucesso da edição realizada em Teresina levou o Feirão do Servidor para o litoral. Em Parnaíba, servidores também tiveram a oportunidade de financiar imóveis na região. Mais de 900 imóveis foram colocados a venda, dentre casas e apartamentos.

Unidades habitacionais entregues em 2016

Por meio de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida, Minha Casa Minha Vida sub-50, o Programa Nacional de Habitação Rural e o Feirão do Servidor, a ADH entregou 764 moradias em todo o estado durante o ano de 2016.

Por meio do Programa Semeando Moradia, iniciativa que oferta aos beneficiários uma carta de crédito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a construção de casas, o Governo do Estado entregou 127 casas no município de São Pedro e retomou obras em Oeiras. Pelo Semear Moradia, a Caixa Econômica Federal financia a compra do material de construção dessas casas, por meio da ADH.

Nos municípios de Aroazes e Geminiano, a construção de 42 unidades habitacionais se deu pelo Programa Nacional de Habitação Rural. Criado pelo governo federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, o PNHR tem a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo.

Quanto à atuação dos programas Minha Casa Minha Vida e Minha Casa minha Vida sub-50 – este último ativo em cidades com menos de 50 mil habitantes – 518 famílias foram beneficiadas em todo o Piauí. O programa é a maior iniciativa de acesso à casa própria já criada no Brasil.

No Feirão de Imóveis do Servidor foram vendidas 77 unidades habitacionais no feirão em Teresina, totalizando R$ 25 milhões em vendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES