Governo firma parceria para incentivar empreendedores

A intenção é remodelar a rede de assistência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Incentivar o empreendedorismo como uma opção viável de carreira. É esse o objetivo do governador Wellington Dias, que firmou parceria, nesta quarta-feira (28), com o Banco do Brasil e a empresa Movera, que atua com a oferta de Microcrédito Produtivo Orientado. Os representantes dos órgãos se reuniram no Palácio de Karnak para discutir projetos e ações que beneficiem os Micro Empreendedores Individuais (MEI).

A intenção é remodelar a rede de assistência para ampliar a captação de empreendedores qualificados. “Nós temos o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, os Espaços da Cidadania e a Economia Solidária. Os três atendem e realizam um trabalho ostensivo com os empreendedores e aqueles que ainda pretendem abrir o próprio negócio. Por meio deles, acharemos essas pessoas, qualificaremos e forneceremos créditos para que comecem a empreender”, destacou o governador.

Wellington Dias acrescenta que a iniciativa pode gerar bons resultados, multiplicando a quantidade de empreendedores no Piauí. “O nosso estado é o que mais se destaca na área do empreendedorismo e temos capacidade para fazer mais. Fechamos o ano de 2015 com um saldo positivo de empregos e também na economia, o que, em parte, deve-se aos empreendimentos, que têm sido uma saída para enfrentar a crise. O esforço neste ano tem sido para manter e até aumentar esse saldo por meio do apoio aos microempresários. A expectativa é que cheguemos a algo entre 300 e 400 mil empreendedores em todo o Piauí”, complementou.

Durante a reunião, o governador do estado apresentou uma proposta que contemple o servidor que está próximo de se aposentar. Por meio da parceria firmada, o servidor que tiver interesse em abrir um negócio próprio poderá se qualificar e ter acesso ao financiamento para produção. A utilização dos Espaços da Cidadania para a implantação de agentes que trabalhem o financiamento aos empreendedores também foi pauta do encontro.

“Viemos com o objetivo de estreitar a parceria com o governo para realizar operações de microcrédito. Pedimos ao governador para nos apoiar na identificação de público para que pudéssemos atuar. A proposta é que a gente tente uma maneira mais estruturada, inclusive envolvendo os próprios servidores do estado. Isso é uma coisa que não tínhamos pensado, mas que nos permite alcançar um número muito maior de operações, irrigando a economia e incentivando os microempreendedores de todo o estado e não apenas da capital”, atentou o presidente da Movera, Marcos Frade.

Mais de 9.500 empreendimentos foram abertos em 2016

No período de 1º de janeiro a 20 de setembro deste ano, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou a abertura de 9.568 novos empreendimentos no estado. Desse total, 67,47% são constituídos por Microempreendedores Individuais (MEI).

O modelo MEI proporciona uma facilidade de se recolocar no mercado de maneira formal, legal e com tributação simples, em relação a uma microempresa (ME). Abrir o próprio negócio tem sido uma alternativa constantemente buscada pelos piauienses para driblar a crise financeira que o país enfrenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES