Homem é preso por matar onças em terras indígenas

Ibama flagrou onça-pintada morta e criação ilegal de gado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O gerente de uma fazenda foi preso suspeito de matar onças em uma propriedade rural que fica dentro da terra indígena Kayabi, região de Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente em Mato Grosso (Ibama-MT), a prisão ocorreu durante uma operação que apurava a denúncia de caça de onças-pintadas. A ação ocorreu no final de março em uma fazenda que fica a 70 km de Apiacás e foi divulgada nesta quarta-feira (12).

Os fiscais do Ibama fizeram sobrevoos na propriedade e também flagraram a criação ilegal de gado, ainda dentro da terra indígena. “Foi uma denúncia que chegou até nós [do Ibama] sobre caça de onças. A equipe constatou [o crime] e encontrou pele, crânio [de onça] e uma onça morta. Essa propriedade está embargada [por estar dentro de uma terra indígena] e o proprietário já tinha sido autuado duas vezes”, disse

O proprietário da fazenda moraria em Rondônia e deve ser notificado novamente pelo Ibama sobre a situação que foi flagrada na operação. “Ele [o gerente da fazenda] disse que caçava [as onças] justamente para proteger o gado”, relatou Pereira.

De acordo com o Ibama, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2013, suspendeu o registro da terra indígena em nome da União. Desde então o Ibama constatou novas invasões na terra indígena, casos de desmatamento além de flagrar criação de gado na região.

O Ibama deve comunicar a Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público Estadual a respeito da caça ilegal que foi flagrada pelos agentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES