Impasse sobre idade feminina adia leitura de texto da reforma

Avaliação é que falta tempo para fechar text

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi adiada para esta quarta-feira a definição do relatório da reforma da Previdência. O presidente da comissão que trata do tema na Câmara, Carlos Marun (PMDB-MS), alega falta de tempo para fechar o texto e garante que o prazo de votações será mantido, apesar do atraso de um dia na leitura do texto. Marun afirma ainda que o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não viram “problema” no adiamento.

Nesta terça-feira, o presidente Michel Temer recebe ministros e deputados no Palácio do Alvorada para café da manhã. Em seguida, a reunião será com senadores. O objetivo do governo era que o café fosse uma cerimônia para selar o relatório da reforma previdenciária. Em vez disso, contudo, a audiência com dezenas de parlamentares deverá ter discussões, principalmente sobre tempo de contribuição e idade mínima de mulheres.

— Não é unanimidade nem base nem no governo nem na comissão — declarou Marun sobre as aposentadorias femininas, que são o principal ponto de dúvida dos “5%” restantes para a definição do texto, como definiu. O deputado garante que a matéria, que ainda terá longos debates nesta terça-feira, deve ser aprovada na comissão até o fim da semana que vem, e ir ao plenário da Casa na segunda semana de maio.

Meirelles e Temer, de acordo com Marun, aceitaram o adiamento da leitura do texto por Arthur Maia (PPS-BA), relator das mudanças nas aposentadorias.

O governo já cedeu em vários pontos da reforma. O tempo de contribuição para ganhar a aposentadoria integral caiu de 49 anos para 40 anos. A idade mínima para para idosos assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi reduzida em dois anos e ficou em 68 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES