Insegurança aumenta nas agências dos Correios no PI

Insegurança aumenta nas agências dos Correios no PI

Apenas entre os primeiros dias do ano, entre 07 e 11 de janeiro, cinco agências foram assaltadas.

O número de assaltos às Agências dos Correios, em 2012, aumentou 243% em relação a 2011. Sem a devida segurança, sobretudo nas agências do interior do Estado, a instituição tem sido alvo fácil da ação dos bandidos. Apenas entre os primeiros dias do ano, entre 07 e 11 de janeiro, cinco agências dos municípios de Cocal de Telha, Nossa Senhora dos Remédios, Itainópolis, Caracol e Fronteiras foram assaltadas.

?Passei muito tempo sonhando com pessoas armadas correndo atrás de mim. Estava em pânico?, afirma o funcionário Sérgio de Castro Araújo, que ainda está assustado com a violência depois que presenciou um assalto.

Esta situação tem prejudicado a população que se queixa, tanto das péssimas condições de atendimento, visto que o número de funcionários diminui, por falta de condições psicológicas, provocadas pelo trauma, como também pelos dias em que as agências precisam ficar fechadas.

Segundo Sérgio Araújo, que também é diretor do SINTECT-PI (sindicato da categoria dos Correios do Piauí), quando as agências são assaltadas, precisam, dependo do grau de necessidade, ficar fechadas durante dias, para auditoria, investigação, averiguação de produtos, dentre outros. ?Além dos funcionários passarem por risco de vida e em condições precárias de trabalho, nós somos os primeiros alvos de investigação. Pois a empresa incrimina, antes de tudo, os funcionários pelos assaltos?, diz Sérgio.

Além dos municípios já citados, a agência de Pio IX, assaltada no dia 27 de dezembro, está estabilizando agora o funcionamento. O que, segundo Jocileide Melo, tem provocado problemas para a população local. ?Este mês tivemos que pagar tudo em dobro e com multa, porque as contas não chegaram nas datas corretas?, diz a moradora de Pio IX.

Segundo Jocileide, a agência passou 15 dias fechada e, quando abriu, foi informada de que estavam funcionando apenas para correspondências registradas. Agora a agência restabelece o atendimento.

Fonte: Sarah Fontenelle