Interpol alerta sobre explosivos utilizados em Boston nos EUA

Vestígios de uma panela de pressão foram encontrados no local das explosões

A Interpol alertou neste sábado seus 190 países membros sobre as características dos explosivos utilizados nos atentados da maratona de Boston para reforçar a segurança internacional e verificar se artefatos similares já foram utilizados no passado.


Interpol alerta sobre explosivos utilizados em Boston

A "notificação laranja" emitida neste sábado pela Interpol serve para alertar a polícia e os organismos públicos sobre as substâncias perigosas e os atos criminosos.

Ela havia sido reivindicada pelas autoridades americanas e pelo FBI e "contém fotografias dos artefatos e elementos de identificação que incluem impressões digitais dos dois suspeitos", identificados pela polícia como Tamerlan e Dzhojar Tsarnaev. O primeiro deles foi morto e o segundo detido perto de Boston.

A organização de cooperação policial internacional também afirma que este alerta permitirá que os serviços de segurança avisem as autoridades americanas caso já tenham enfrentado este tipo de artefato.

Os irmãos Tsarnaev, chechenos que viviam há anos nos Estados Unidos, são suspeitos de terem colocado bombas de fabricação caseira que explodiram na segunda-feira perto da linha de chegada da maratona, deixando três mortos e quase 180 feridos.

As duas bombas estavam colocadas em panelas de pressão cheias de pregos para aumentar os danos. Explodiram com 12 segundos de intervalo, enquanto dezenas de milhares de pessoas estavam nas ruas, como em todos os anos, participando desta grande festa popular.

Fonte: Terra, www.terra.com.br