Líder de tentativa de golpe na Turquia pode fugir para o Brasil

Clérigo Fethullah Gulen estaria considerando pedir asilo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O clérigo e magnata Fethullah Gülen, acusado pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, de patrocinar uma tentativa fracassada de golpe de Estado em julho passado, estaria planejando uma fuga dos Estados Unidos, e entre os possíveis destinos estaria o Brasil. 

Segundo o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, o governo recebeu informações de inteligência sobre um plano do imã para escapar de uma eventual extradição dos EUA, onde vive em exílio voluntário. O jornal turco "Hürriyet" publicou que ele poderia pedir asilo no Brasil, no Canadá ou na Bélgica. 

Gülen lidera um movimento homônimo também conhecido como "Hizmet" ("Serviço", em turco), a quem Ancara culpa pela tentativa de golpe realizada no último dia 15 de julho. O grupo reúne centenas de instituições de ensino e prega uma versão moderada do islamismo, com grande influência na sociedade civil da Turquia. 

O movimento é o principal alvo dos expurgos promovidos nos últimos meses por Erdogan, que o acusa de estar infiltrado em todos os aparatos do Estado. Nesta terça-feira (4), a agência oficial "Anadolu" disse que a polícia demitiu 12.801 pessoas – incluindo 2.543 oficiais – suspeitas de ligação com Gülen.

O clérigo de 75 anos é tido como um dos muçulmanos mais influentes do mundo e é autor de livros bem sucedidos, além de empreendedor e filósofo. No passado, ele foi aliado de Erdogan e até o ajudou a reduzir o poder dos militares, mas rompeu com o então primeiro-ministro após o fechamento de escolas gülenistas. 

Erdogan então acusou o imã de estar por trás de denúncias de corrupção contra ele e iniciou uma severa campanha de demissões e prisões de supostos membros do movimento. Atualmente, Gülen, que nega qualquer participação no golpe, vive na Pensilvânia, mas a Turquia já pediu sua extradição aos EUA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES