Maré arrasta para o litoral 74 corpos de imigrantes afogados

As circunstâncias em que os imigrantes se afogaram não estão claras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os corpos de 74 imigrantes foram encontrados na costa da cidade líbia de Zawiya nesta terça-feira, relatou a Cruz Vermelha. Segundo a organização, a maré arrastou as vítimas da tragédia, que tinham se afogado, até o litoral mediterrâneo. Este é mais um episódio dramático da maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, em que imigrantes vindos, sobretudo, da África e do Oriente Médio se arriscam em perigosas jornadas para chegar a países europeus.

As circunstâncias em que os imigrantes se afogaram não estão claras por enquanto, segundo o porta-voz da Cruz Vermelha na Líbia, Mohammed al-Misrati. Nas redes sociais, a organização publicou várias fotos de dezenas de cadáveres na costa.

As autoridades líbias levaram os corpos a um cemitério da capital Tripolí, que abriga os corpos de pessoas não identificadas.

As mortes de imigrantes já alcançaram um número sem precedentes na perigosa rota marítima entre Líbia e Itália. Apenas no ano passado, as estimativas de organizações internacionais são de que mais de 5 mil pessoas tenham morrido na travessia pelo Mediterrâneo.

Em dezembro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou que, no mundo todo, quase 7.200 migrantes e refugiados morreram ou desapareceram em 2016 — um aumento de 20% em comparação ao ano anterior.

De um total de 7.189 mortos ou desaparecidos registados até então, 4.812 morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo para a Itália, Grécia, Chipre ou a Espanha, disse a OIM. Isso representa uma média de 20 mortes por dia.

A travessia do Mediterrâneo, utilizada por mais de 360 mil migrantes no ano passado, é o caminho mais perigoso ao redor do mundo, com mais de 60% de chance de morte ou desaparecimento.

Em janeiro deste ano, uma operação resgatou 1,3 mil imigrantes que estavam à deriva no Mediterrâneo por 13 missões diferentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES