Médico, filho de ex-governador, é preso acusado de corrupção

O médico foi preso nesta segunda-feira (25) durante operação Sodoma

Durante Operação Sodoma, realizada nesta segunda-feira (25), em Cuiabá, foi preso o médico Rodrigo Barbosa acusado de envolvimento com crime de corrupção e ligação com a organização criminosa supostamente chefiada pelo seu pai, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB). A Polícia Civil informou que esta é a continuidade da terceira fase da Operação.

Rodrigo também teria recebido propina durante o governo do seu pai no período de 2010 a 2014. Ele foi preso no escritório de comunicação, no Centro Empresarial Paiaguas, na Avenida do CPA, onde a polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão.

A operação Sodoma investiga supostas fraudes cometidas na concessão de incentivos fiscais em troca de propina em Mato Grosso. Durante a primeira fase da operação, foram presos Silval Barbosa, apontado como chefe do esquema, e os ex-secretários de Fazenda e de Comércio, Minas e Energia do estado, Marcel de Cursi e Pedro Nadaf, respectivamente. Os três se encontram presos até hoje.

Outra integrante da família de Rodrigo que também já foi presa é sua mãe, Roseli Barbosa, que atuou como Secretária Estadual de Assistência Social. Ela foi acusada de desviar R$ 8 milhões da pasta através de contratos superfaturados e fraudes em convênios com instituições sem fins lucrativos de fachada. Ela ficou presa por uma semana e depois foi libertada.

Nesta terceira fase da Operação foi preso o ex-secretário de Administração da gestão Silval Barbosa, Pedro Ellias Domingos de Mello, que de acordo com a polícia realizava a fiscalização para saber se as propinas pagas à organização estavam sendo devidamente efetuadas e se não estivessem fazia ameaças junto com outros secretários de romper o contrato com as empresas, como consta na decisão da juíza Selma Rosane dos Santos, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que mandou prendê-lo.


Rodrigo da Cunha Barbosa
Rodrigo da Cunha Barbosa


Roseli Barbosa e ex-governador Silval Barbosa, pais de Rodrigo Barbosa
Roseli Barbosa e ex-governador Silval Barbosa, pais de Rodrigo Barbosa


Fonte: Com informações do G1