Menor apreendido põe fotos na web de dentro de instituição: 'vida sofrida'

A seguir, internautas fazem comentários de apoio ao jovem.

Imagens publicadas em um perfil no Facebook mostram menores posando de dentro de celas de uma das unidades de internação administrada pela Fundação da Criança e do Adolescente (FCria), em Macapá. As fotografias estão na linha do tempo de um adolescente que está apreendido. A FCria informou que tomou conhecimento da denúncia das publicações, e que foram abertos procedimentos de revista nos alojamentos e aos adolescentes, ocasião em que apreendeu três celulares e duas serras. A instituição disse ainda, através de nota, que "instaurou procedimento administrativo para apuração e averiguação da entrada destes materiais".

A primeira postagem no perfil foi feita no dia 4 de fevereiro. Um menor aparece posando para uma fotografia. A legenda diz: “ah vida sofrida mais n vou chora mim dediquei n vou mim homilha é tudo uma questao d tempo (sic)”. A seguir, internautas fazem comentários de apoio ao jovem.

 O uso de dispositivo com internet dentro das celas parece ser de conhecimento de servidores. Um internauta com o uniforme funcional da Fundação da Criança e do Adolescente escreve na imagem publicada em 4 de fevereiro que está “servindo bem [o adolescente]” dentro da unidade de internação. O comentário é em resposta a outros usuários da rede social que avaliam a forma física do menor de idade na fotografia.

Segundo a FCria, o "referido cidadão é ex-servidor da FCria, contratado no período de 2011 a 2014, desempenhando a função de Monitor Social no Cesein, tendo o contrato encerrado no dia 15 de janeiro de 2015. Neste período, o ex-servidor responde a um Processo de Sindicância nesta Fundação", informou a nota, acrescentando que um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi aberto na delegacia.

As postagens seguem no dia 5, com a publicação de outras duas fotos, e no dia 7, quando outras três imagens do menor posadas são compartilhadas com os amigos virtuais.

Em uma fotografia publicada no dia 7, o adolescente aparece com um artesanato na mão ao lado de um outro menor. Nos comentários, um usuário pede um exemplar do artigo e o adolescente sugere que o amigo compareça no dia 10 (terça-feira), pela manhã, para buscá-lo. “Terça-feira d manha aqui na frente que a minha santinha vai ti da (sic)”, diz o garoto. Eles ainda chegam a trocar contatos nos comentários.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: G1