Adolescentes ‘herdam’ o tráfico da família, diz capitão Fábio Abreu

Adolescentes ‘herdam’ o tráfico da família, diz capitão Fábio Abreu

O capitão Fábio Abreu e o delegado Willame Morais falaram sobre o envolvimento de menores no tráfico de drogas

Menores estão sendo usados como traficantes de drogas em Teresina. Para discutir sobre isso, o programa Agora, da Rede Meio Norte, convidou o capitão Fábio Abreu, comandante da RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) e o delegado Willame Morais, da Delegacia de Entorpecentes.


Menores traficantes têm exemplos na família, diz comandante da RONE

Dois adolescentes com idades de 15 e 16 anos foram apreendidos gerenciando uma boca de fumo no bairro Cidade Verde. Com eles, foram encontradas 45 pedras de crack, R$ 50 em dinheiro trocado, cinco telefones celulares, além de vários chips. Os menores foram encaminhados, junto com o material apreendido, para a Central de Flagrantes.

?Temos observado que esses jovens têm experiência nisso?, disse o capitão Fábio Abreu. Segundo ele, em muitos casos, a própria família do menor participa do tráfico, e vive esta realidade. ?Se você procurar, provavelmente eles têm um maior na família já preso?, comentou o capitão. E assim, os adolescente ?herdam? o tráfico. ?Sempre que fazemos uma prisão como essa, procuramos levar também o maior que colocou o menor naquela situação, e atribuir a ele a culpa?, afirmou Fábio Abreu.


Menores traficantes têm exemplos na família, diz comandante da RONE

O delegado Willame Morais informou que os menores são encaminhados para o juizado específico e pegam no máximo três anos de detenção. Para o traficante maior de idade, a pena varia de 5 a 15 anos de prisão. ?O traficante sabe a penalidade dele, e utiliza outros meios para vender o seu produto, no caso, a droga?, disse ele. Mas o delegado também disse que quando comprovado que o maior usou o menor para o tráfico, ele responde tanto por tráfico de drogas como por corrupção de menor. ?Em casos como esse, a participação de maiores é sempre apurada?, afirmou Willame Morais.


Menores traficantes têm exemplos na família, diz comandante da RONE

Fonte: Andrê Nascimento