M.Jackson foi fichado pela polícia alemã

Teria fichado o cantor Michael Jackson, devido a um show junto ao Muro de Berlim

A Stasi, polícia secreta da ex-Alemanha comunista, teria fichado o cantor Michael Jackson, devido a um show junto ao Muro de Berlim, em 1988. A informação é do diário alemão Bild. Segundo os arquivos da polícia secreta, havia o temor de que ocorressem distúrbios se os jovens da Alemanha Oriental tentassem passar o Muro para assistir ao show.

"Muitos jovens estavam dispostos a enfrentar a polícia para assitir ao show", segundo um informe da Stasi de 4 de maio de 1988, que aponta alguns dos "suspeitos".

Então, a polícia analisou a possibilidade de uma operação que consistia em convidar os jovens para um estádio onde seria transmitido o show de Michael Jackson em um telão, mas com dois minutos de atraso, para permitir o corte da tramsissão em caso de uma provocação política do Oeste.

Nesse caso, as autoridades planejavam substituir a transmissão do show por um vídeo de um outro concerto do artista. Mas, a Stasi abandonou o seu plano e a polícia dispersou com violência os jovens que se concentraram junto ao Muro de Berlim, em 19 de junho de 1988.

Fonte: Terra, www.terra.com.br