Michel Temer: 'É muito provável que alguns ministros saiam'

Eles serão afastados temporariamente quando MP oferecer denúncia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Michel Temer disse que "jamais" fez pacto com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso para blindar a classe política de investigações da Operação Lava-Jato.

Em entrevista nesta segunda-feira, Temer afirmou que só tratou com os antecessores sobre a reforma política. O peemedebista voltou a defender a decisão de não afastar ministros alvos de inquérito, justificando-a como um "vício" em cumprir a lei. Porém, acha que aqueles citados devem sair se 'ficarem desconfortáveis'.

Temer foi citado em dois inquéritos, mas não pode ser investigado por atos anteriores ao mandato, segundo ressaltou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Portanto, tem uma "imunidade temporária". Contudo, oito ministros do governo — dois do Palácio do Planalto: Eliseu Padilha e Moreira Franco — serão investigados.

Eles só serão afastados temporariamente quando o Ministério Público oferecer denúncia à Justiça. Se a denúncia for aceita, eles virarão réus e saem dos ministérios. Essa "linha de corte" foi definida por Temer em fevereiro, e agora defendida como "vício" em seguir a lei.

— É muito provável que alguns ministros achem que não possam continuar, fiquem desconfortáveis e saiam. Mas tenho um vício que é o vício de cumprir a ordem jurídica.

Desde a divulgação da lista de pedidos de inquéritos pelo relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, na última terça-feira, Temer tem dito que o país não pode ficar paralisado. Apesar disso, reconhece que os depoimentos de ex-executivos da Odebrecht, base da lista de Fachin, são "absolutamente estarrecedores" e mancham a imagem do Brasil inclusive no exterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES