Moradores ficam sem atendimento em Saúde por causa da violência em THE

Moradores ficam sem atendimento em Saúde por causa da violência em THE

Os sete agentes de Saúde do bairro já foram assaltados, um deles já foi baleado.

O Posto de Saúde do bairro Porto do Centro, fica situado na zona Leste de Teresina, na região do bairro Satélite. Lá, uma preocupação toma conta dos moradores e dos agentes de Saúde: o crescimento dos assaltos nos últimos meses, o que tornou assustador o índice de violência em toda a região.

Os profissionais estão em situação precária no dia a dia da vida profissional, pois até a equipe do Programa de Saúde está sendo atacada. A agente de Saúde, Socorro Veras, já foi assaltada em maio deste ano, inclusive, na companhia da filha. ?Ele(o bandido) passou por nós e botou o revólver nela e nem sequer parou a moto. Quando ele emparelhou com a gente, colocou a arma nela e fez ela entregar o celular, e nós andando. Nesse mesmo dia tinha sido baleada uma moça nessa mesma rua e, por isso, eu fiquei com medo."

Alguns integrantes da equipe do Programa de Saúde da Família já desistiram de atuar na área. ?Tem determinada área que a gente não visita. Nós não sentimos segurança para trabalhar", afirmou .

Em algumas situações, a população está sem acesso ao serviços de Saúde. Por esta razão os médicos e enfermeiros estão deixando de trabalhar temendo a ação dos assaltantes.

Os sete agentes de Saúde do bairro já foram assaltados, um deles já foi baleado. O médico do Programa Saúde da Família não está mais fazendo visitas rotineiras às famílias com medo da violência.

Vereadora Graça Amorim, assegura que alguns pedidos de segurança e limpeza do bairro já têm sido feitos. "Eu venho pedindo limpeza da área e até já falei com a gerência de limpeza do bairro. Desde o início dessa gestão, há um ano e seis meses, nunca foi feita uma capina nessa comunidade. A gente vem cobrando na Câmara uma ação da Prefeitura de Teresina?

Fonte: Denison Duarte