Morre jovem de 17 anos suspeita de ter sido baleada por um delegado

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o delegado Geraldo Toledo, 40 anos, continua preso

A adolescente de 17 anos, suspeita de ter sido baleada na cabeça por um delegado em Ouro Preto (MG) no dia 14 de abril, morreu na noite de segunda-feira. Amanda Linhares dos Santos estava internada no Hospital João XXIII, na capital mineira, há mais de 50 dias. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) confirmou que a morte ocorreu por volta das 20h15. A causa não foi informada.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o delegado Geraldo Toledo, 40 anos, continua preso. O corpo está no Instituto Médico Legal (IML) e deve ser liberado até o final da manhã desta terça-feira. No dia 13 de maio, a Justiça de Minas Gerais prorrogou por mais 30 dias a prisão temporária do delegado, com quem a adolescente tinha uma relação.

O caso

A adolescente de 17 anos recebeu um tiro na cabeça no dia 14 de abril, em uma estrada rural de Ouro Preto. Segundo a Polícia Militar, o delegado Geraldo Toledo foi visto por testemunhas discutindo com a jovem dentro de um carro.

Posteriormente, um veículo com as mesmas características foi visto deixando a adolescente, baleada na cabeça, em uma unidade de pronto-atendimento de Ouro Preto. De acordo com testemunhas, o homem que deixou a jovem na unidade não se identificou e disse que ela havia tentado se matar.

Segundo a Polícia Civil, o delegado Toledo já havia sido preso em 2011 por suspeita de fazer parte de uma quadrilha que roubava caminhões e falsificava documentos. Ele também havia sido denunciado, no mesmo ano, pelo Ministério Público (MP), por prevaricação.

O delegado Toledo ainda responde por outros crimes, como irregularidades no licenciamento de veículos quando era delegado em Betim, e também agressão contra a adolescente. O caso inicialmente foi apurado pela Delegacia Regional de Ouro Preto, mas, por determinação da chefia da Polícia Civil, foi encaminhado à Corregedoria-Geral.

Fonte: Terra