Museu do PI terá novo projeto com pinacoteca e recursos didáticos

O museu está passando por uma completa reforma.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fundado em 1934, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes surgiu a partir de uma seção do Arquivo Público e possui acervo diversificado que compreende desde o período pré-histórico ao contemporâneo. O museu está passando por uma completa reforma que contempla melhorias na estrutura física e um novo projeto museográfico. O casarão situado no Centro de Teresina ganhará novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e recursos didáticos que auxiliarão no ensino-aprendizagem.

A pinacoteca será implementada com acervo já existente e também aquisição de novas telas. O projeto contempla uma nova disposição das salas do Museu do Piauí, com o devido suporte, adequação e iluminação. “O museu tinha algumas salas dedicadas a exposições de artes, mas eram amostras que não tinham o devido suporte. Nós vamos montar uma pinacoteca com vários seguimentos na área das artes plásticas”, comenta o arquiteto responsável pelo projeto, Paulo Vasconcelos.

Na nova organização interna das salas do museu haverá espaço dedicado à arte sacra. As peças ganharão nova cenografia, possibilitando recursos de comunicação mais atrativos para o público que visita o local. Duas salas dedicadas às culturas negra e indígena serão montadas, além do tradicional espaço dedicado à história do Piauí.

“Nesse novo projeto, o museu vai ficar mais atualizado, interessante, confortável e o acervo será mais valorizado. Com isso, nós acreditamos que vamos ampliar o número de visitantes”, afirma a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

A equipe do novo projeto realizou um trabalho de pesquisa que abrange a intervenção em vários espaços, com o objetivo de tornar o museu mais didático e, assim, melhorar a interação com as escolas. No pátio será colocada uma espécie de linha do tempo referenciando os principais momentos históricos, para facilitar a compreensão de conteúdos vistos em sala de aula. O objetivo é que o museu se torne uma extensão das escolas, servindo como base para educadores na consolidação do ensino. Outra novidade é a aquisição de mais peças que retratam a cultura popular.

O Museu do Piauí tem previsão para ser entregue na segunda quinzena de janeiro de 2017. O espaço está passando por reforma elétrica, hidráulica e climatização, que visa maior interação e conforto aos visitantes. Desde 1980, o local não sofria uma intervenção como essa.

“Nosso museu será reaberto com padrão internacional, com todos os recursos necessários para interagir com os visitantes e proporcionar maior conhecimento acerca da nossa história”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES