#NossaRuaThe ocupa avenida da zona Leste no dia dos namorados

A intenção é trazer alternativas que promovam o princípio de cidade

No próximo domingo (12), acontecerá a segunda edição do Nossa Rua Teresina (#NossaRuaThe), na Avenida Nossa Senhora de Fátima, a partir das 16h. O evento ocupará cinco quarteirões da avenida, do cruzamento com a Rua Eletricista Guilherme ao cruzamento com a Avenida Lindolfo Monteiro, sentido Leste-Centro. Esse trecho ficará fechado para o tráfego de veículos.

“O #NossaRuaThe tem como objetivo ocupar os logradouros públicos, transformando a cidade para pessoas. Para isso, transformaremos a Avenida Nossa Senhora de Fátima num grande espaço de música, gastronomia, artesanato, exposições artísticas, esportes e atividades para crianças. As pessoas poderão ocupar a avenida e usufruir de todos os ambientes que o #NossaRuaThe oferecerá. Com isso, buscamos promover uma vida mais saudável e estimular o uso democrático e participativo da cidade”, explica Victor Sérgio, estudante de Arquitetura e Urbanismo e um dos organizadores do evento.

Para a secretária municipal executiva de Planejamento Urbano, Constance Jacob, a intenção da Prefeitura de Teresina é trazer alternativas que promovam o princípio de cidade para pessoas.

“Os parklets são o grande diferencial do evento. É uma modalidade já usada em grandes cidades do país e consiste em ocupar o espaço que seria para a vaga de automóveis, transformando-o numa extensão da calçada. Dessa forma, as pessoas ganham espaço privilegiado e podem circular livremente, relacionar-se, praticar esportes. A rua vira, então, um espaço para as pessoas, para ocupação humana, e renova a forma como o cidadão se relaciona com a cidade e seus habitantes, numa nova apropriação do espaço público”, avalia Constance Jacob.

O #NossaRuaThe fará, domingo, a Edição do Amor, por ser realizado no Dia dos Namorados.

“Na nossa segunda edição vamos transformar a avenida Nossa Senhora de Fátima em um ambiente de lazer, arte, cultura e gastronomia, cheio de amor e com muitas novidades para nossa cidade. A ideia teve início na sala de aula e colocamos em prática com o intuito de promover uma experiência diferente, estimulando o conceito de cidade colaborativa e participativa, e criando um leque de oportunidades para se viver bem, com saúde e qualidade de vida. Queremos transformar o olhar das pessoas diante da nossa Teresina, promover mais convívio entre as pessoas e mais segurança em nossas ruas, por meio da presença humana nos logradouros públicos”, encerrou Victor Sérgio.  

A ação é uma realização dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Prefeitura de Teresina.


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina