Novas armas e munições reforçam segurança nos presídios do Piauí

O investimento – cerca de R$ 3 milhões

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Justiça do Piauí assinou contratos com empresas do ramo de armamentos para aquisição de novas armas e munições para o sistema penitenciário do Estado. O investimento – cerca de R$ 3 milhões, no total – é com recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

Ao todo, serão 110.200 unidades de munições e cartuchos e 560 novas armas (60 carabinas calibre 40 e 500 pistolas calibre 40). A aquisição nos novos equipamentos, de acordo com a Secretaria de Justiça, faz parte do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Estado.

“Garantir a segurança nos presídios, por meio da proteção dos servidores, dos próprios presos e da população, é assegurar o bom andamento da política de modernização e humanização no sistema”, explica o secretário de Justiça em exercício, Carlos Edilson Sousa.

Dentro do Plano de Modernização, a Secretaria de Justiça já entregou 40 espingardas calibre 12, seis mil munições de elastômero (balas de borracha), 150 sprays de pimenta, 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som, dentre outros itens de segurança.

“Essas novas aquisições, mais as melhorias estruturais e nos procedimentos de segurança que vêm sendo implementados gradativamente têm resultado na estabilidade do sistema prisional do Piauí, mesmo diante da crise nacional”, observa o gestor.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destaca que a meta é equipar cada agente penitenciário com uma arma. “Nosso objetivo é munir os agentes prisionais, cada um deles com uma arma. Essa medida irá, sem dúvida, melhorar a qualidade do serviço penitenciário”, ressalta.

Mais equipamentos de segurança

Além da aquisição, já contratada, dessas munições e armas, a Secretaria de Justiça também está articulando a aquisição de carabinas calibre 5,56 x 45mm; espingardas calibre 12; sprays de pimenta aerosol e de espuma; granadas de vários tipos; lançadores calibre 40mm; e dispositivos de choque elétrico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES