Menandro diz que não houve obstáculo para os advogados

Menandro diz que não houve obstáculo para os advogados

O secretário de Segurança Robert Rios trata da liberdade da polícia em investigar

Foi expedido pela Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Piauí (OAB-PI) nesta quarta-feira (04) um pedido de afastamento do delegado Menandro Pedro, do Greco, sob a argumentação de práticas de abuso de poder e por desconhecimento da Constituição Brasileira no estatuto do advogado.

Segundo a Ordem, os seus trabalhos estão sendo tolhidos, o que lhe levou à Secretaria de Segurança para que a medida de afastamento acontecesse.

Em nota assinada pela delegada do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil, o delegado Menandro afirma que ?não houve nenhum obstáculo dos advogados com indiciados, mas apenas um pequeno transtorno, inclusive, envolvendo um advogado que compareceu à sede do Greco trajando bermuda e que não se utilizou de educação quando da sua chegada à citada unidade policial?. Ele, o delegado, reafirma que ?não houve impedimento de contato entre os advogados e os seus clientes?.

Em conversa com uma comissão da OAB-PI, o secretário de Segurança Robert Rios trata da liberdade da polícia em investigar e que tenha livre acesso aos locais da investigação. ?O que não podemos é voltar à ditadura em que as pessoas eram presas à noite ou na madrugada e os advogados não podiam entrar?.

?A única maneira de se retirar um advogado de uma delegacia é um suposto cliente dizer que não quer ele e que ele não é seu advogado. Nos meus 35 anos de delegacia eu nunca vi um delegado cometer excessos, muito pelo contrário, ele está ali para garantir a integridade do seu cliente?.

?A OAB não é a favor do crime. Ela é a favor do amplo direito de defesa. Agora, se houver excessos por parte de qualquer agente público seja ele vinculado à administração ou à segurança pública a OAB não irá deixar de adotar as providências necessárias para o caso?, disse o membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Antomar Gonçalves.

VEJA A REPORTAGEM


AGORA: Membro da OAB-PI fala sobre afastamento... por redemeionorte

Fonte: Denison Duarte