SEÇÕES

Osmar Serraglio é anunciado como novo ministro da Justiça

Peemedebista ocupará o cargo deixado por Alexandre de Moraes,

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezessete dias após Alexandre de Moraes se licenciar do cargo, o ministério da Justiça tem um novo titular: Osmar Serraglio (PMDB-PR). O deputado federal foi oficialmente anunciado como novo ministro do governo Temer no início da noite desta quinta-feira (23), em breve comunicado lido pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola.

"Ao desejar-lhe êxito em sua missão, o presidente Temer expressa, desde já, sua plena confiança na capacidade do ministro Serraglio para conduzir os trabalhos no Ministério da Justiça e Segurança Pública", disse Parola ao ler o comunicado do Planalto.

Ainda no pronunciamento à imprensa, o porta-voz comentou os dados das contas do governo divulgados nesta quinta. "O Brasil está deixando para trás a recessão e dando os primeiros passos sólidos para um novo ciclo de crescimento duradouro e sustentável".

Serraglio substituirá Moraes, que ficou licenciado do cargo por duas semanas e foi nomeado na quarta-feira (22) novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A indicação dele pelo presidente Michel Temer foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) do Senado na terça e, no dia seguinte, pelo plenário da Casa.

Em entrevista à Folha na tarde desta quinta, Serraglio confirmou que havia aceitado o convite de Temer e afirmou que um dos pedidos do presidente foi para que ele não interfira nas investigações da Operação Lava Jato. "A ordem é manter distância [da Lava Jato], porque a gente sabe que qualquer coisa que você faça, você se contamina, então é pra deixar pra lá", disse ele.

Quem é o novo ministro 

Filiado ao PMDB desde 1978, quando o partido ainda era o MDB, Osmar Serraglio foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1998 e está em seu quinto mandato. Advogado, foi assessor jurídico de diversas prefeituras, além de professor universitário.

O novo ministro da Justiça foi presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e comandou a comissão na época em que foi definida a cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de quem ele era apontado como aliado no partido.

O deputado também foi relator da CPI dos Correios, que precipitou a investigação que revelou o chamado esquema do mensalão no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça é responsável administrativamente pela Polícia Federal, tendo poder de decisão sobre questões como o orçamento. A Polícia Federal, no entanto, possui a chamada autonomia funcional. Isso quer dizer que decisões sobre investigações não estão subordinadas ao Ministério da Justiça.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) é outro importante órgão vinculado à pasta da Justiça. A Fundação tem papel fundamental nas demarcações de terras indígenas. 

O Ministério da Justiça também tem atuação importante nas políticas penitenciárias, de imigração e na análise de indenizações a perseguidos políticos durante a Ditadura de 1964.

Recentemente, as atribuições da pasta foram ampliadas para abranger atividades ligadas ao combate à criminalidade, e o ministério passou a ser chamado da Justiça e Segurança Pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos