Papa Francisco recebe Donald Trump e Melania no Vaticano

Encontro foi marcado após meses de especulações

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (24) no Vaticano o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma visita de cerca de 30 minutos, sob um forte esquema de segurança. A visita ao pontífice foi a terceira parada da primeira viagem internacional de Trump, que já possou pela Arábia Saudita, Israel e pela Cisjordânia.

O primeiro encontro tem o objetivo de aproximar o governante americano e o pontífice latino-americano, que discordam em temas importantes como migração, mudança climática, venda de armas, pena de morte e islã, segundo a France Presse.

O papa recebeu Trump, que estava acompanhado de sua mulher, Melania, com um aperto de mãos e rosto sorridente na porta da biblioteca, por volta de 8h30 locais (3h30 de Brasília). Francisco recebeu com um "welcome" (bem-vindo em inglês) e Trump respondeu era “uma honra".

Troca de presentes

A audiência foi marcada após meses de especulações sobre as dúvidas de Trump de uma reunião com o pontífice durante sua primeira viagem ao exterior como presidente.

No final da audiência, o Papa Francisco presenteou Donald Trump com o documento "A não violência, estilo de uma política para a paz", escrito por ele mesmo por ocasião da Jornada Mundial da Paz 2017. "Espero que seja um instrumento de paz", disse o papa em espanhol. Além do texto emblemático, o pontífice deu a Trump um medalhão dedicado ao mesmo tema.

"Precisamos de paz", respondeu em inglês Trump, que presenteou o pontífice com vários livros, todos eles de Martin Luther King - o pastor americano da Igreja Batista que desenvolveu um trabalho crucial nos Estados Unidos à frente do movimento pelos direitos civis para os afro-americanos. "Acredito que vai gostar. Espero", disse Trump.

Cordial

O pontífice, que no início do encontro parecia sério, mostrou-se cordial e sorridente durante a audiência e chegou até a brincar com a esposa de Trump, Melania, sobre a altura do marido, mais de 1,90 metro. "Mas, o que você dá para ele comer?", perguntou, sorrindo. Melania, que usou um vestido negro e prendeu o cabelo.

Ao final da audiência, que durou o tempo médio que o papa concede aos governantes, Trump apresentou a delegação que o acompanhava, com sua filha, Ivanka, e o genro, Jared Kushner.

Encontros

Antes da audiência, o presidente americano e a esposa Melania percorreram as suntuosas salas do Vaticano seguidos pelos representantes das famílias nobres italianas, como é tradição para as visitas de chefes de Estado.

Durante a breve visita ao Vaticano, o presidente americano também tinha previsto um encontro com o número dois da Santa Sá, o cardeal Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, uma espécie de ministro das Relações Exteriores, monsenhor Paul Gallagher.

Ao final dos encontros, o presidente americano, um protestante presbiterano, e sua terceira esposa, católica, visitarão a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.

O papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (24), em audiência pela primeira vez, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro durou 27 minutos, e, depois, eles trocaram presentes.

Trump chegou acompanhado de sua mulher, Melania, que usou um vestido negro e prendeu o cabelo. Após o encontro, o pontífice e o presidente dos EUA foram conversar em uma sala anexa a biblioteca.

A reunião começou às 8h33 (horário local, 3h33 em Brasília) e durou pouco mais de 20 minutos, tempo que costumam durar os encontros do papa com os chefes de Estado e de Governo que o visitam.

Após o cerimonial da troca de presentes e a apresentação da delegação americana, da qual fizeram parte, além de Melania, a filha mais velha de Trump, Ivanka, e o genro, Jared Kushner, Trump se reunirá com o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES