PF deflagra operação no Maranhão

A Polícia Federal deflagrou no Maranhão, neste mês de julho, a Operação Arco de Fogo

A Polícia Federal deflagrou no Maranhão, neste mês de julho, a Operação Arco de Fogo, para combater a extração e venda clandestina de madeira na Amazônia Legal. As ações estão sendo realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério do rabalho e Emprego (MTE) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Essa integração entre forças nacionais tem como objetivo principal conter o desmatamento em unidades de conservação federal e Terras Indígenas, reprimindo qualquer atividade ilícita voltada para o beneficiamento e comercialização de produtos florestais sem origem legal comprovada.

Inicialmente, a operação foi instalada no município de Santa Inês, a cerca de 200km da capital São Luís, mas se estenderá por toda a região ao entorno das Terras Indígenas Alto Turiaçu, Awá-Guajá e Carú. Nos primeiros dias de trabalho foram realizadas barreiras fixas e fiscalizações móveis, que resultaram na apreensão de caminhões carregados com centenas de metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente.

Fonte: Imirante, www.imirante.com.br