PF faz operação contra lavagem de dinheiro em 6 estados e no DF

PF faz operação contra lavagem de dinheiro em 6 estados e no DF

Operação investiga grupo suspeito negociar falsos títulos da dívida pública

A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira (19) armas, munição, pedras preciosas e títulos da Dívida Pública supostamente falsificados. A operação Grammata investiga grupos suspeitos de praticar os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro na fronteira do Brasil com a Argentina.

Nesta quarta, os agentes da PF cumprem 33 mandados de busca e apreensão nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a PF, ninguém foi preso em flagrante.

As investigações da PF revelaram que a fraude consistia em captar recursos de terceiros e empregar em transações de compra e venda de títulos da Dívida Pública falsificados. Estes papéis eram apresentados como ativos financeiros para inflar o patrimônio de empresas e usados como garantia para financiamentos internacionais.

Além dos títulos da Dívida Pública, os agentes da PF apreenderam documentos de financiamentos realizados no exterior, usando como garantia os títulos brasileiros. Em um dos endereços, no Rio Grande do Sul, os policiais encontraram até animais silvestres, como aves e tartarugas.

A investigação sobre as supostas fraudes começou em fevereiro do ano passado com o monitoramento de um grupo que atuava no Sul do País e com células espalhadas pelos outros estados.

Fonte: g1, www.g1.com.br