PF faz operação contra produtores de cocaína

PF faz operação contra produtores de cocaína

Suspeitos desviavam produtos químicos para a fabricação da droga

A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta quarta-feira (28) uma operação para desarticular um esquema de desvio de produtos químicos para a produção de cocaína. Serão cumpridos 17 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Depois de investigações da Operação Alquimia, que duraram cerca de seis meses, os policiais descobriram um esquema de desvio de produtos químicos como lidocaína, cafeína, éter e acetona para a produção e adulteração de cocaína. As substâncias eram adquiridas legalmente pela empresa de produtos farmacêuticos AtualPharma, de Mongaguá, no litoral paulista. A proprietária repassava, segundo a PF, a mercadoria para as pessoas envolvidas em adulteração, produção e refino de cocaína com ágio de cerca de 600%.

Estima-se que a organização criminosa tenha desviado cerca de 5 toneladas de produtos químicos, colocando no mercado aproximadamente 8 toneladas de cocaína o que representa uma movimentação financeira em torno de R$ 120 milhões.

Outros 17 envolvidos já haviam sido presos durante as investigações, quando foram apreendidos 1.500 kg dos produtos químicos e diversos automóveis utilizados no esquema. A Operação Alquimia conta com a participação de cerca 200 policiais federais de diversos estados. Os envolvidos serão indiciados por tráfico de droga, associação para o tráfico, desvio de produto químico para preparação de droga e lavagem de dinheiro.

Fonte: g1, www.g1.com.br