PF prende 12 em operação contra ‘relevante célula’ do PCC em SP

Grupo distribuia drogas no interior de São Paulo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (21), uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de 12 pessoas suspeitas de integrar uma “relevante célula” da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), na cidade de São Paulo.

Batizada de Operação Frater, a movimentação policial incluiu também 19 mandados de busca e apreensão contra o grupo que, segundo a PF, “recebia a cocaína, distribuía aos locais de venda que controlava e revendia no varejo.”

“A ação é um importante golpe na estrutura do PCC, desarticulando uma relevante célula da facção responsável pelo tráfico interestadual de drogas e armas”, afirmaram, em nota, os investigadores. Os 31 mandados judiciais foram cumpridos nas cidades paulistas de São Paulo, Mogi das Cruzes, Santo André, Jarinu e Praia Grande.

Os investigados desta quarta-feira responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Durante os 13 meses de apuração, que desembocou na ação, a Polícia Federal apreendeu com o grupo 890 quilos de cocaína, onze fuzis, duas pistolas, três bloqueadores de telefone celular e uma grande quantidade de munição.

Gegê do Mangue

Grupo que nasceu em São Paulo, o PCC hoje atua com braços em diversos estados brasileiros e rivaliza a nível nacional com a facção carioca Comando Vermelho (CV). Na última semana, Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, maior líder do solto do grupo, foi assassinado de forma brutal na reserva indígena de Aquiraz, a 30 quilômetros de Fortaleza.

A disputa entre facções tem trazido insegurança a diversos estados brasileiros. Reportagem de VEJA do começo do mês mostrou como os confrontos transformaram o Ceará em um palco de guerra, com episódios como a chacina que matou catorze pessoas na periferia de Fortaleza, atribuída ao GDE, grupo aliado ao PCC. Dias depois, 10 detentos do grupo paulista foram mortos pelo CV em uma cadeia pública no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES