PF prende 50 suspeitos de tráfico em 6 Estados e no DF

Os agentes tentam cumprir 174 mandados de pessoas ligadas a quatro quadrilhas

Cinquenta pessoas foram presas durante a manhã desta segunda-feira em Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo, Brasília e Goiás na Operação Alfa, que está sendo feita pela Polícia Federal (PF). Os agentes tentam cumprir 174 mandados de pessoas ligadas a quatro quadrilhas de tráfico internacional de drogas.

Em Birigui (SP), os agentes prenderam um mecânico de aeronaves, Manoel Abadia, no Aeroclube da cidade. Os agentes queriam apreender dois aviões, modelo Cesnna, que seriam usados por uma das quadrilhas para trazer cocaína da Bolívia. Segundo a PF, parte da droga era despejada em fazendas de Goiás e Mato Grosso e outra parte chegaria para ser revendida em São Paulo. Os agentes, entretanto, não conseguiram apreender as aeronaves, que não foram encontradas no hangar do aeroclube.

Em São José do Rio Preto (SP), um empresário, dono de uma revendedora de veículos também foi preso acusado de financiar o tráfico. O empresário emprestava o dinheiro cobrando altas taxas de juros, acima das de mercado.

Além de aviões, as quadrilhas também usavam o transporte terrestre para trazer a droga da Bolívia. Para isso, usava carros de uma empresa de construção civil, que faz obras em San Martin, Bolívia. Os veículos transitavam em rodovias das regiões de Cáceres (MT) e Corumbá (MS) para chegar a São Paulo, onde a droga era comercializada.

As quadrilhas estão sendo investigadas de abril de 2007. Mais informações serão dadas pela Delegacia da Polícia Federal de São José do Rio Preto, a partir das 15h, em entrevista coletiva para a imprensa.

Fonte: Terra, www.terra.com.br