Preso chefão do narcotráfico no Brasil

Considerado um dos mais poderosos chefões do narcotráfico colombiano

A Polícia Federal acaba de prender o colombiano Néstor Ramón Caro Chaparro, 42, também conhecido como ?Felipe? ou ?El Duro?.

Considerado um dos quatro chefões do narcotráfico colombiano, ?El Duro? foi preso no bairro de Copacabana, no Rio. Ele estava há cinco anos no Brasil.

- Para nós esta é a prisão do ano - disse uma fonte da PF ao Blog da Amazônia.

?El Duro? contaria com proteção de autoridades colombianas e se imaginava que estivesse na Venezuela. Os EUA oferecem recomepnsa de US$ 5 milhões pela captura do narcotraficante.

O coronel Juan Carlos Castañeda Villamizar, adido militar da Colômbia no Brasil, é um dos quatro militares colombianos flagrados em vídeo, de 2004, quando compareceram ao aniversário de casamento do narcotraficante.

- Por causa disso, o adido militar junto ao governo brasileiro está sendo transferido de nosso país - acrescentou a fonte da PF.

O vídeo foi encontrado há dois meses numa das propriedades do narcotraficante. Um dos militares disse ter sido convidado pelo chefão.

De acordo com o diário El Tiempo, a Corte do Distrito Leste de Nova Iorque teria evidências de que ?El Duro? traficava e lavava dinheiro da máfia desde 1998, quando começou a coordenador as remessas de cocaína do Brasil para os EUA.

Existe no Supremo Tribunal Federal um pedido de extradição do governo norte-americano contra o narcotraficante.

Fonte: Terra, www.terra.com.br