SEÇÕES

Piauí é apontado como o estado que menos desemprega

Os dados são da Caged sobre mês de agosto deste ano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sobre agosto de 2016, o Piauí se mantêm como o estado que menos desemprega mesmo com o cenário em crise da economia. Os números de desligamentos são bastante inferiores aos demais estados, o estado apresenta ainda desde o início do presente ano, os menores índices de desemprego do nordeste.

Com base na pesquisa anterior o Piauí se superou diminuindo ainda mais o número de demissões de julho para agosto. A atualização comprova a estabilidade que o estado apresenta apesar dos problemas causados pela crise econômica nacional.

Em relação ao total de desligamentos por nível geográfico o Piauí se mantêm com o menor número (-8), seguido do Acre com (- 29) e do Amapá com (- 60). Na classificação por município, São Raimundo Nonato e Esperantina tem saldo de apenas (-1), seguido de Altos com (5) e José de Freitas com (-6).

Trabalhando em prol da diminuição desses números o Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, realiza diversos programas para fomentar a economia e a empregabilidade no estado.

O Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, ressaltou a importância do fortalecimento na economia. “Os dados de não crescimento em números negativos mostram o quanto o Piauí vem transformando as dificuldades em oportunidades, muitas empresas foram criadas na crise e a nossa economia solidária e os pequenos negócios se fortalecem cada vez mais. Nós da Setre ficamos felizes de fazer parte dessa luta buscando sempre fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, concluiu o secretário.

Um dos programas que a secretaria realiza é o Setre nos Municípios, que qualifica pessoas fora do convívio social e profissional nas áreas de construção civil, embelezamento e corte e costura, ministrados através de quatro caminhões itinerantes que circulam todo o estado. Através desse programa a secretaria também qualifica detentos nas penitenciárias, buscando dar uma nova chance a esses alunos e recolocá-los no mercado de trabalho.

O Sine faz parte das diretorias da Setre e trabalha em busca de aumentar a geração de empregos no estado e oferta os serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, agendamento de seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho, dentre outros. 

A Setre também acredita na importância da economia solidária para o empreendedorismo e para combater o desemprego, por esse motivo reúne diversos pequenos produtores em feirinhas realizadas mensalmente na sede da secretaria e em eventos externos.

A geração de emprego e renda é o principal objetivo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo que elabora programas para aumentar os índices de qualificação e de empreendedorismo dentro do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos