Piauí vacina 406 mil contra gripe e atinge 58% da cobertura

Faltam apenas dois dias para o término da campanha nacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dois dias do término da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o Piauí vacinou aproximadamente 406 mil pessoas, atingindo 58% de cobertura vacinal prevista. O Estado alerta a população sobre a importância da imunização contra o vírus e suas complicações.

“O Estado do Piauí, através da Secretaria de Saúde, já entregou para cada município todas as doses repassadas pelo Ministério da Saúde, necessárias para a execução da campanha”, comenta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também convoca a população a ir aos postos de saúde e procurar imunização contra a Influenza e seus agravos.  

As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Ministério da Saúde repassa as doses para a Saúde do Estado, que por sua vez redistribui proporcionalmente aos municípios, que ficam responsáveis pela vacinação da população e alimentação do sistema sobre dados vacinais.

A campanha é dirigida aos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.

Dentro dos grupos do público vacinal previsto para o Piauí, foram vacinados contra a Influenza: 55,50% das crianças, 51,97% dos trabalhadores de saúde, 51,97% das gestantes, 55,11% das puérperas, 60,26% dos idosos e 39,48% dos professores.

Vacinar é preciso

Sobre grupos que se disseminam no país e incentivam a população a não buscarem a imunização como estratégia para eliminação de doenças, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS) emitiu uma nota, reforçando a importância da imunização, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. 

“Reconhecido internacionalmente, o Programa Nacional de Imunização propiciou resultados importantes, como por exemplo, a erradicação da Varíola, o controle da Poliomielite e a eliminação do Sarampo e da Rubéola Congênita como problemas de saúde pública. Para garantir estes últimos avanços, e conquistar resultados semelhantes contra doenças cujas vacinas foram recentemente incluídas no calendário nacional, é essencial a manutenção de coberturas elevadas e homogêneas em todo o país”, e que repudia qualquer movimento contrário e que “tentam minar a credibilidade das vacinas e consequentemente o alcance das ações de imunização”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES