Polícia apreende menor suspeito de atirar em turista alemão em favela

De acordo com a polícia, suspeito é um menor de 16 anos. Frank Daniel Baijaim, de 25 anos, segue em estado grave.

Policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) apreenderam, na madrugada deste domingo (2), um menor, de 16 anos, suspeito de atirar no turista alemão Frank Daniel Baijaim, de 25, durante visita à comunidade da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio.

De acordo com a polícia, a apreensão ocorreu após denúncias. Agentes realizaram um ação no local e conseguiram deter o jovem.

Segundo informações da Secretaria municipal de Saúde (SMS), Frank foi operado na noite de sexta-feira (31) e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Miguel Couto, na Gávea. Seu quadro de saúde é considerado grave e ainda inspira cuidados.

Ainda segundo a Secretaria, o tiro provocou lesões no tórax e no fígado da vítima. Frank está lúcido, respira sem ajuda de aparelhos, mas segue sem previsão de alta.

O major da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, Edson Santos, informou que PMs encontraram, na noite de sexta-feira, uma granada e munições em um dos becos da localidade conhecida como "Roupa Suja", onde o turista foi baleado. Após o ocorrido, o policiamento foi reforçado na região.

Vítima se assustou e correu

De acordo com a polícia, um outro turista, amigo do ferido, esteve no hospital e contou aos policiais da UPP que, na manhã de sexta-feira, eles visitaram o Cristo Redentor e, depois, decidiram conhecer a Rocinha. Segundo o relato, os turistas foram surpreendidos por um homem armado no beco, se assustaram e correram, e Frank Daniel foi baleado.

UPP Rocinha

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha foi inaugurada no dia 20 de setembro do ano passado. A unidade é a maior da cidade. A comunidade conta o patrulhamento de 700 policiais e cem câmeras que ajudam a monitorar a região.

Fonte: G1