Polícia Militar ganha aeronave Multimissão para diversas operações em segurança

A aeronave Multimissão, modelo Esquilo AS 350 B2, é equipada com farol de busca

A Polícia Militar do Piauí ganhou um reforço importante, na última sexta-feira (19), para o desempenho de suas atividades. O Grupamento Tático Aéreo Policial (GTAP) recebeu uma nova aeronave, que poderá ser usada em diferentes atividades nas áreas da segurança pública, defesa civil e Corpo de Bombeiros, possibilitando assim, maior agilidade na hora das ocorrências. O comandante do GTAP, tenente-coronel Clayton Gomes, afirma que a corporação ganha muito com a aquisição desse equipamento e se equipara a outros grupamentos aéreos do Brasil. “Grupamentos aéreos de todo o Brasil já usam essa aeronave.

O outro helicóptero que nós temos também é importante para o desempenho das nossas funções, mas ele é mais limitado. Ele é usado mais em trabalhos preventivos”, disse. A aeronave será empregada principalmente em atividades de policiamento ostensivo, investigativo, ações de inteligência, apoio ao cumprimento de mandato judicial, controle de tumulto e distúrbio de motins.

Além disso, também facilitará o transporte de tropa, de presos, de valores, de enfermos, de órgãos, de resgate, e de busca e salvamento terrestre e aquático. “Nós temos parceria com o Samu, com o Corpo de Bombeiros e, com isso, nós vamos poder fazer esse serviço de resgate de vítimas. Além disso, se houver, por exemplo, um acidente na estrada e a PRF nos acionar, nós também vamos até lá para fazer o resgate das vítimas, para levá-las de forma mais rápida para receber atendimento médico. Nós ganhamos agilidade nas nossas atividades, mas quem mais ganha é a população”, pontuou o tenente coronel.

A aeronave Multimissão, modelo Esquilo AS 350 B2, é equipada com farol de busca, o que permite operações noturnas; câmera fleer, conhecida como sensor de calor para identificar o indivíduo; sistema anticolisão, kit maca aeromédico e duas portas deslizantes, para facilitar o acesso ao avião durante as operações.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais


Fonte: Pollyana Carvalho