Policiais militares são impedidos de agir disfarçados em investigações de crimes civis

O auxilio dos “P2”, muitas vezes solicitados pelos delegados, foi considerado atividade de investigação policial, atribuição que de acordo com o Ministério Público compete a Polícia Civil.

O Serviço Reservado da Polícia Militar é uma seção da PM dentro dos quarteis de Polícia em todo o Piauí.

Em Parnaíba, por exemplo, os PMs conhecidos como “P2” atuam disfarçados como cidadãos comuns e não utilizam farda, para assim se infiltrarem nas comunidades e obterem informações privilegiadas, que ajudam a desvendar ou até evitar crimes, bem como desarticular “esquemas” de tráfico de drogas. A partir de agora, as investigações e as ações do Serviço Reservado ficarão restringidas somente para os crimes militares.

O auxilio dos “P2”, muitas vezes solicitados pelos delegados, foi considerado atividade de investigação policial, atribuição que de acordo com o Ministério Público compete a Polícia Civil. A decisão do promotor Fernando Santos atende a uma solicitação do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI).

Essa é uma das reivindicações da categoria no movimento conhecido como “Polícia Legal”. A justificativa é que o Reservado da PM estaria praticando desvio de função e contribuindo para o não aumento do efetivo da Polícia Civil.

“Dentre as várias denúncias que nós fizemos, uma delas foi exatamente à presença de Policial Militar apaisano fazendo trabalho de investigação, efetuando prisões, o que é uma ilegalidade. E em uma administração pública só se faz o que a lei determina ou autoriza. Então nós denunciamos porque isso se caracteriza uma usurpação de função”, afirmou o presidente do SINPOLPI, Cristiano Moraes, em entrevista.

Ainda segundo informações, o Comando Geral da Polícia Militar do Piauí resolveu não se pronunciar a respeito das restrições das atividades, informando apenas que a recomendação do Ministério Público foi repassada através de memorando ao comandante do Serviço Reservado do Piauí.

Fonte: Kairo Amaral (Portal Costa Norte)