Por falta de celas, ladrão de bicicleta é algemado em corrimão

Por falta de celas, ladrão de bicicleta é algemado em corrimão

Ladrão ficou algemado em parte da estrutura metálica montada para atender ocorrências enquanto DIPs estão em construção

Após roubar uma bicicleta e ser espancado pela população no conjunto Eldorado, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, Jecimiel da Silva Vinete Junior, 24, foi obrigado a ficar algemado em um corrimão do lado de fora do 23º Distrito Integrado de Policia (DIP), que funciona em um contêiner e não possui cela para abrigar os presos. Mesmo com vários hematomas e escoriações pelo corpo, ele permanceceu algemado por cerca de duas horas.

De acordo com um policial militar que pediu para não ter o nome revelado, não há espaço dentro do contêiner para abrigar os presos. ?Como não temos espaço, somos obrigados a deixar do lado de fora, com algemas, para eles não fugirem?, afirmou o PM.

De acordo com o secretário executivo adjunto do programa Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, esse procedimento é totalmente irregular, já que o correto é, após a prisão em flagrante, o acusado ser levado imediatamente para o Instituto Médico Legal (IML), para realizar o exame de corpo e delito e, em seguida, ser encaminha à cadeia pública. ?Neste caso, o correto seria ter levado o acusado ao hospital para ver os ferimentos e depois realizar esses procedimentos?, explicou.

O secretário também afirmou que vai tomar as medidas cabíveis e apurar o que levou os policiais a deixarem o preso do lado de fora. ?Vou apurar os fatos, porque isso não deve, de forma nenhuma, acontecer. Todos os policiais são treinados e sabem disso?, relatou.

Jecimiel foi preso porque roubou de dentro de uma residência R$ 1,5 mil. Segundo o comerciante Alessandro Queiroz, 32, assim que foi flagrado tentando roubar também uma bicicleta, moradores do local correram atrás dele. ?Imediatamente muitas pessoas foram atrás dele e conseguiram pegá-lo. Se os policiais não chegasse ao local, ele tinha morrido?, contou. Segundo Jeicimel, o objeto seria trocado por drogas. ?Eu sou usuário?, disse.

Temporário

Desde a criação do Ronda no Bairro na Zona Centro-Sul, no último dia 26 de julho, foram criados mais três Distritos Integrados de Polícia (DIP), que já estão em construção para abrigar o 23º, 16º, 22º DIP"s. Enquanto isso, contêineres foram adaptados para fazer o atendimentos de ocorrências. Os locais são dotados de gabinete, cartório, banheiro e ducha, mas não possuem celas.

Fonte: A critica