SEÇÕES

Prefeito de Água Branca mostra os avanços do município

Ele destacou pontos como saúde, educação, segurança, saneamento

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os municípios piauienses vem sofrendo grandes dificuldades devido os repasses do governo federal estarem a cada dia diminuindo. Mas, de acordo com Jonas Moura, prefeito de Água Branca, localizado a 108 km de Teresina,  o município vem se destacando em meio a crise em todo o país. O prefeito concedeu entrevista a Rede Meio Norte, nesta terça-feira (9) relatando algumas conquistas do município.

Saúde

Joanas Moura cita como exemplo a Saúde onde foi criado o projeto "Água Branca livre da dengue", que virou referência nacional. "Esse é um projeto simples, que deu grandes resultados, nos tornou conhecido no país inteiro e tivemos o menor número de casos de dengue do estado do Piauí", disse.

O projeto consiste na criação de um selo baseado no sinal de trânsito. Aquele cidadão que cuida bem da sua residência recebe um selo verde, o que cuida mais ou menos um amarelo e o que não cuida ganha um vermelho. "Quem tem o selo verde é beneficiado porque tem um desconto no IPTU por cuidar bem da sua residência", revelou acrescentando que o Ministério da Saúde está multiplicando o projeto e aplicando em vários municípios do Brasil.

Abastecimento de Água

O prefeito relatou a dificuldade do município no abastecimento de água e atrelou o problema ao fato da concessionária de água do estado não vir bem. "Temos ajudado muito cavando poços e fazendo ligações", disse.

Jonas Moura destacou que um estudo feito por uma Federação do Rio de Janeiro colocou Água Branca como o terceiro município mais desenvolvido do estado perdendo somente para Teresina e Piripiri. Segundo ele, uma das metas agora, é a conclusão da segunda etapa do esgotamento sanitário que vai deixar a cidade como o primeiro do estado como melhor saneamento. "Hoje, Água Branca tem 37% do esgotamento pronto, já sendo utilizado e nós estamos entregando até 30 de junho mais 32%. Vai ser a primeira cidade do estado do Piauí, maior do que a capital, com uma lagoa pronta já pra 20 anos", declara dizendo que já foi investido com ajuda do Governo Federal, da Funasa, cerca de R$ 17 milhões, sendo que destes R$ 10 milhões já foram aplicados na primeira etapa e que até 30 de junho será aplicado o restante deixando a cidade saneada.

Outro ponto destacado foi a criação de uma orla no açude do município. "Temos hoje um ponto turístico onde as pessoas da cidade se encontram", diz.

Educação

Primando pela educação, o Ideb de Água Branca é destaque no estado. "Temos um trabalho muito forte na Educação, transformando a cidade na primeira do médio parnaíba no Ideb", divulga o prefeito.

Desenvolvimento

Jonas Moura esclarece que um dos grandes sonhos da gestão é atrair empresas, indústrias para se instalar no município. "Nosso sonho é diminuir o desemprego naquela região. Estamos tentando atrair uma empresa de Call Center naquela núcleo de Água branca que vai atender também a outros municípios da região", diz.

Semana Cultural

Água Branca possui duas grandes festividades, a primeira é o Carnaval que foi um dos maiores do estado este ano. A outra é a Semana Cultural que se junta ao aniversário da cidade que acontece na última semana de junho.  "Nosso calendário é forte, sempre obedecendo e dando oportunidade a todas religiões com shows gospel, católicos e temos  o grande show que o aniversário da cidade que é primeiro de julho", revela.

Pavimentação

Segundo o prefeito, Água Branca tem tido apoio do Governo Federal  principalmente em relação a calçamentos. "Temos quase 90% do seu território calçado. Mas estamos ainda pedindo mais apoio do Governo do Estado e pedindo pavimentação em algumas avenidas. Temos algumas ruas que precisam ser recapeadas e acreditamos que logo vamos conseguir êxito", destaca.

Segurança

O prefeito lembra que Água Branca é uma cidade atrativa e que com o progresso a violência também cresce. Mas, que vem lutando para garantir mais segurança. "Quando assumimos, o município tinha apenas uma delegacia e conseguimos com o governador e secretario de segurança levar o 18º Batalhão da Polícia Militar onde todas as operações do médio parnaíba saem de Água Branca, são 147 policiais ligados ao 18º Batalhão", diz Jonas Moura.

Apoio

O prefeito agradece a equipe comprometida que tem no município e cita alguns apoios que considera importante como por exemplo, os deputado Júlio Cesar, Jorgeano, Merlong Solando e ainda o senador Ciro Nogueira, 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos