SEÇÕES

Prefeitos do Piauí participam da Marcha em defesa dos Municípios

O evento iniciou nesta segunda (15) e se encerra na quinta (18)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 250 representantes do Piauí estão participando da 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que teve início nesta segunda-feira (15). Esse é o maior número que o Estado já enviou para o evento.

Na cerimônia de abertura realizada nesta sexta (16), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, relembrou as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e destacou o papel do governo federal na melhoria de condições para os Entes locais.

Participaram da cerimônia o presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima, além de alguns ministros de Estado.

Ziulkoski falou sobre a emoção de realizar a vigésima Marcha, evento que já trouxe mais de R$ 500 bilhões aos Municípios. “Há vinte anos fomos recebidos por cachorros e, hoje, o governo estar aqui para esse diálogo, é muito importante”. Ele destacou que os Municípios vêm ao longo de décadas enfrentando problemas em decorrência da centralização de recursos. “Até hoje a nossa Constituição está incompleta. Há ainda a centralização em nosso país”, disse.

Ele alertou que um dos principais problemas está no subfinanciamento dos programas federais. “Não temos mais como governar, pois estamos governando os programas dos governos federal e estadual. Esse é o nosso problema maior”. Ziulkoski também ressaltou as consequência aos Municípios por conta da aprovação da Emenda Constitucional 95, que congela os gastos da União por vinte anos. Ele disse que o governo tinha que tomar uma posição para promover o ajuste fiscal, mas questionou os impactos da medida. “São 390 programas que não são corrigidos, são subfinanciados. Como vai ser a correção agora com essa emenda?”, disse.

Presentes na cerimônia, os presidentes da Câmara e Senado afirmaram comprometimento com o movimento municipalista e, em consequência, com os pleitos municipais que tramitam nas Casas.

Os prefeitos piauienses estiveram atentos na abertura do evento que se encerra na próxima quinta-feira (18). 

Veja quem está prestigiando o evento:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos