Preso troca de lugar com irmão na cadeia

Conseguiu enganar a segurança do Centro de Remanejamento de Segurança Prisional (Ceresp)

Condenado por roubo, o detento Lázaro de Emanuel Raimundo, 30 anos, conseguiu enganar a segurança do Centro de Remanejamento de Segurança Prisional (Ceresp) da Gameleira, na região oeste de Belo Horizonte (MG), ao trocar de lugar com o irmão, Samuel Emanuel Raimundo, cuja idade não foi informada. A fuga aconteceu no último sábado e foi confirmada nesta quarta-feira.

Segundo a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds), eles não são gêmeos. Mesmo assim, Lázaro teria se aproveitado das semelhanças físicas com o irmão para escapar da cadeia, durante o período de visitas. Ainda de acordo com a secretaria, a troca só foi descoberta depois que agentes penitenciários escutaram, durante o banho de sol, na manhã de segunda, uma conversa entre alguns detentos sobre o assunto.

Após a desconfiança, Samuel foi submetido a um exame biométrico que confirmou a troca. Em seguida, ele foi levado até a 36ª Delegacia Seccional, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. "O Samuel assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foi ouvido e liberado. Não foi preciso mantê-lo preso e agora ele tem que aguardar um chamado da Justiça", disse a delegada Fernanda Aparecida.

Um processo preliminar investigatório já foi aberto. A secretaria vai tentar, por meio de entrevistas, ouvir agentes e outras pessoas que passaram pela unidade prisional no último sábado para saber em quais circunstâncias a troca ocorreu.

A Seds informou ainda que, antes das visitas, é feito um cadastro dos visitantes, que devem apresentar cópia e original da carteira de identidade, além de comprovante de endereço e atestado de antecedentes criminais emitidos em data inferior a três meses.

O processo agora será encaminhado à Justiça Especial Criminal. Samuel pode responder pelo crime de promover ou facilitar a fuga de um detento. O ato, de acordo com o Código Penal, prevê pena de detenção por um período entre seis meses e dois anos. O irmão de Samuel, Lázaro, está desaparecido e é considerado foragido pela Justiça.

Fonte: Terra, www.terra.com.br